Orçamento. Investimentos na Agricultura “com visão de autossuficiência e sustentabilidade”

O deputado do PSD/Açores Alberto Ponte destacou hoje as medidas de reestruturação do setor agrícola assentes numa “visão de autossuficiência e sustentabilidade na área alimentar e de exportação”.

Alberto Ponte interveio durante a sessão de apresentação de medidas para Economia Rural no âmbito do Orçamento para Região Autónoma dos Açores para 2023, esta tarde na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.

Para o parlamentar social-democrata, “depois de um longo inverno, o sector agrícola é novamente atrativo em todas as suas múltiplas áreas de atividade”, congratulando o Governo Regional “pela maneira séria e comprometida com que tem executado o seu programa, no global, e particularmente, no que à Economia Rural diz respeito”.

A que acresce “a responsabilidade, a eficácia e a visão em assegurar as políticas públicas em matéria de agricultura e do desenvolvimento rural, para hoje e para amanhã”, salientou Alberto Ponte.

Tanto mais que, para o deputado do PSD/Açores eleito pela ilha de São Miguel, “são várias as boas medidas tomadas por este Governo Regional, com reflexos no setor agrícola, sentidos nas economias de cada agricultor da nossa Região, reconhecidas pela própria Federação Agrícola dos Açores”.

Desde logo “o apoio às produções locais enquanto fomento da autossuficiência alimentar e com capacidade de exportação, a promoção do bem-estar animal, o relançamento económico da agricultura açoriana, a formação e qualificação dos produtores, a certificação de produtos, o incentivo ao associativismo e a dinamização dos mercados agrícolas”, indicou o parlamentar social-democrata.

Após elencar as diversas medidas previstas no seguimento da restruturação do setor, Alberto Ponte concluiu a sua intervenção enaltecendo “o fim dos rateios pelo terceiro ano consecutivo, em 2023, com os agricultores açorianos a receber apoios comunitários por inteiro, como é devido, o que não aconteceu na governação socialista”.