Mensagem


Ambicionamos um futuro melhor para as nossas ilhas.

Temos um projeto que vai muito além do Partido e quer devolver a esperança aos Açorianos.

Este é um projeto em nome das nossas nove ilhas e em nome de milhares e milhares de Açorianos.

Estamos a trabalhar nas áreas de intervenção que consideramos cruciais para a alternativa de governação que os Açores precisam.

O caminho que defendemos passa por ouvir os açorianos de Santa Maria ao Corvo, e da Região às comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo.

Estamos no terreno em contacto com as pessoas. Em todos os concelhos e freguesias das nossas ilhas, vamos, porta a porta, levar uma mensagem de esperança aos Açorianos.

Hoje o PSD/Açores está mais forte, mais unido e melhor preparado para ser o protagonistas da mudança que os Açorianos ambicionam.

Os Açorianos sabem que podem contar connosco.

Juntos vamos seguir ‘Rumo à Vitória’! Pelos Açores! Pelos Açorianos!

Alexandre Gaudêncio

Vida


Alexandre Gaudêncio nasceu a 16 de fevereiro de 1983, na freguesia da Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande.

Casado e pai de dois filhos, Alexandre Gaudêncio é licenciado em Gestão/Informática pela Universidade dos Açores (2005), tendo também concluído um mestrado em Ciências Empresariais na mesma instituição.

É profissional de seguros desde 2004, tendo começado a sua carreira como técnico comercial na sucursal da Ribeira Grande de uma grande companhia de seguros, passando mais tarde a ser responsável pela rede bancária, da mesma empresa, a nível regional.

Fez a instrução primária na Escola Madre Teresa d’Anunciada. Concluiu os segundo e terceiro ciclos na Escola Básica Gaspar Frutuoso e o ensino secundário na Escola Secundária da Ribeira Grande.

Desde muito jovem que integrou movimentos associativos. Inscreveu-se nos escoteiros aos 8 anos, no Grupo 111 da Associação de Escoteiros de Portugal. Chegou a Escoteiro Chefe Regional Adjunto.

Foi um dos fundadores da Associação Cultural e Recreativa Alvorada de São Pedro, catequista na paróquia da Ribeira Seca e Vice-Presidente da Casa do Povo da Ribeira Grande.

O desporto e a cultura também sempre fizeram parte da vida de Alexandre Gaudêncio.

Jogou futebol no Sporting Clube Ideal, desde os escalões de iniciados até aos juniores. Foi também Vice-Presidente da direção do clube, entre 2008 e 2010.

Ingressou na Academia de Música da Ribeira Grande com 7 anos de idade, para aprender a tocar violino. Frequentou mais tarde o Conservatório Regional de Música de Ponta Delgada, tendo aí concluído o 5º grau em violino e formação musical. Foi também maestro na Tuna Académica da Universidade dos Açores.

É ainda autor dos livros ‘Murmúrio de Sentimentos’, ‘Alampas e Cavalhadas de São Pedro’ e ‘Padre Edmundo Pacheco – Histórias de um Ribeiragrandense’.

Fez-se militante do Partido Social Democrata em 2001, tendo fundado o núcleo da JSD na Ribeira Seca.

Foi Presidente da JSD/Ribeira Grande, Presidente da JSD/São Miguel e Vice-Presidente da JSD/Açores.

Em 2007, integrou, pela primeira vez, a Comissão Política Regional do PSD/Açores. Em 2013 foi eleito Secretário-Geral e, mais tarde, passou a ocupar o cargo de Vice-Presidente do Partido na Região.

A 29 de setembro de 2018, Alexandre Gaudêncio foi eleito presidente do PSD/Açores, com 60,9 por cento dos votos.

A nível autárquico, começou por ser eleito secretário da Assembleia de Freguesia da Ribeira Seca (2005 a 2009) e deputado municipal pelo PSD na Assembleia Municipal da Ribeira Grande (2009 e 2013).

Foi eleito Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande em 2013 e reeleito em 2017.