Plano de Internacionalização dos agroalimentos açorianos está em falta

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, criticou o esquecimento a que o Governo tem vetado o Plano para a internacionalização dos agroalimentos açorianos, tendo questionado o Ministro da Agricultura “sobre as medidas que já deviam estar em andamento para dar cumprimento a uma Resolução que foi aprovada em 2017”, refere.

“O ministro Capoulas Santos respondeu de forma vaga e sem adiantar nada em concreto”, adianta o social democrata, que falava após a última audição àquele governante, no âmbito da Comissão de Agricultura e Mar.

O social democrata recorda que, “face à iniciativa em causa, que foi apresentada pelo PSD, o Governo já devia ter estabelecido, conjuntamente com o Governo dos Açores e os demais parceiros sociais relacionados, o plano de internacionalização dos agroalimentos açorianos”.

Segundo António Ventura, “qualquer estratégia para os agroalimentos da Região depende, essencialmente, da sua comercialização no exterior. Tem de haver uma afirmação dos mercados existentes e uma procura contínua de novos mercados”, defende.

O deputado do PSD dá um exemplo “fácil de perceber, que é o facto de os Açores produzirem cinco vezes mais leite do que o que consomem, e só isso já justifica a existência de uma consistente política de transportes e de prospeção de mercados”.

“Como proponentes da iniciativa, temos questionado periodicamente o Governo para que a mesma não seja esquecida, tendo em conta a vital importância da mesma para os Açores”, reforça o parlamentar.

António Ventura reforça que “o compromisso político de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das promessas deste Governo é um dado assumido, e que não descuramos”, concluiu.