António Ventura contra proibição de exportar animais vivos

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, alertou para “os perigos de uma eventual proibição de transportar animais vivos por via marítima, num período superior a 8 horas”, considerando que “não é possível abdicar dessa condição, já que o nosso sistema produtivo pecuário não aguentaria a restrição, que iria implicar quebras de rendimento sobre toda a economia agrícola”, disse.

Numa intervenção em plenário, o social democrata referiu-se, concretamente à exportação de gado, “que garante a existência de muitas zonas rurais, já que a produção animal cria emprego, fixa pessoas e combate o envelhecimento de muitas zonas do interior de Portugal”.

António Ventura alertou para “a voracidade e a insensibilidade de alguns partidos políticos, que poderá evoluir mesmo para a proibição do transporte de animais vivos dos Açores para o Continente ou dos Açores para a Madeira”.

“Não podemos permitir essa tendência, aliás não podemos permitir que o desconhecimento administrativo substitua o conhecimento prático. E, neste caso, é mesmo proibido proibir”, afirmou o deputado.

O parlamentar açoriano sublinhou que a legislação em vigor “está a ser cumprida, o que não significa que a mesma não mereça a nossa atenção para aperfeiçoamentos”.

“Certamente que existem situações que podem e devem evoluir para melhorar o bem-estar animal e a saúde animal. Mas diferente disso é proibir só por proibir”, reforçou.

O deputado do PSD/Açores lembrou ainda que “o primeiro e o melhor amigo do animal é o produtor. O produtor sabe bem que um animal, doente ou maltratado não traz lucro”.

E não deixou de criticar o governo por estar “ausente do terreno”, afinal “é muito fácil legislar longe dos campos e das regiões. Mas não podem ser os produtores, mais uma vez, os prejudicados por decisões impensadas”, concluiu António Ventura.