São Roque do Pico. Luís Filipe Silva quer explorar as potencialidades do concelho

O candidato do PSD/Açores à Câmara de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, quer explorar o potencial do porto comercial e o turismo, que diz serem “as duas grandes alavancas para a criação de emprego no concelho”.

Na apresentação de ontem, o social democrata sublinhou que “São Roque é um concelho com grande potencial, não tenhamos dúvida disso, potencial esse que assenta em duas vertentes de desenvolvimento e crescimento, o porto comercial, e tudo o que pode e deve girar à sua volta, e o turismo”, afirmou.

Luís Filipe Silva considerou que “são duas grandes alavancas, que trarão atrás de si muito daquilo que hoje já nos falta: emprego, dinâmica comercial, serviços e até o aumento gradual de população”, frisou.

“Mas como tudo na vida esse potencial precisa de trabalho, e não se vai desenvolver sem muito trabalho, ideias, dedicação, estratégia e planeamento”, acrescentou o candidato.

O social democrata defende “uma rápida reorganização da baía comercial da ilha do Pico” que permita “a instalação de empresas de animação turística e possa gerar movimento de turistas durante todo o ano”, disse.

“Para tal, é fundamental que haja um porto de recreio no interior da baía, que possa desenvolver a frente do Cais do Pico, outrora fervilhante e animada, e agora morta e abandonada. Toda essa frente deve ser reabilitada”, e valorizada “com a construção de lugares para esplanadas e passeios pedestres”, adiantou.

Luís Filipe Silva, que foi presidente da Câmara de São Roque do Pico entre 2008 e 2013, pretende criar um plano de desenvolvimento turístico” para o concelho, uma iniciativa “para orientar, definir, balizar e ordenar os investimentos privados” naquele setor.

O candidato do PSD à autarquia criticou a “falta de ambição e falta de visão do atual executivo camarário” liderado pelo PS, dizendo que São Roque “não só parou no tempo como regrediu mais de uma década, pelo que não nos podemos resignar e aceitar este destino. Vamos inverter este ciclo negativo e voltar a pôr São Roque no bom caminho”, adiantou.

“Em abono da verdade, diria que nos últimos oito anos, e para além da participação em algumas feiras de turismo, nada mais se fez, nem coisas tão básicas e fáceis, como abrir e mapear mais alguns trilhos turísticos, tão necessários ao modelo que queremos implementar”, afirmou.

O social democrata defende ainda que o serviço de urgência médica no concelho funcione 24 horas, e acredita que a aposta numa ligação marítima São Roque/Velas, complementar à ligação Madalena/Horta, pode reduzir custos e tempo de viagem.

Na sessão de ontem foi ainda apresentada a candidata à Assembleia Municipal, Cátia Salvador, assim como os cabeças de lista às cinco juntas de freguesia do concelho: Fernando Silva (Santa Luzia), Paulo Alexandre Silva (Santo António), Luís Xavier Ávila (São Roque), Vanda Serpa (Prainha) e Eusébio Gomes (Santo Amaro).