Resíduos. PSD enaltece melhoria do funcionamento do Centro de Processamento do Faial

Os vereadores do PSD eleitos pela Coligação Acreditar no Faial enalteceram hoje “a melhoria no funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos da ilha”, desde que o mesmo é responsabilidade da empresa Resiaçores – Gestão de Resíduos dos Açores, o que passou a acontecer em abril de 2018, “quando aquela entidade sucedeu à Câmara Municipal da Horta na gestão da infraestrutura”, sublinham.

O Centro de Processamento de Resíduos do Faial “recebe todo o tipo de resíduos, empregando atualmente 47 trabalhadores, a que acrescem mais 3 profissionais de uma empresa de segurança privada”, adiantaram.

“Há uma melhoria significativa no funcionamento do centro e na valorização dos trabalhadores”, afirmaram os vereadores após a visita, constatando a evolução verificada “também ao nível da qualidade de gestão e exportação dos resíduos”, disseram.

Carlos Ferreira, Estêvão Gomes e Sandra Goulart realçam o facto de a empresa “integrar os funcionários nos seus quadros, contrariamente ao que fazia a Câmara Municipal da Horta, que utilizava maioritariamente trabalhadores de programas ocupacionais”.

“Esta atenção à estabilidade laboral dos funcionários, a aposta na formação e o investimento em matéria de higiene, saúde e segurança no trabalho demonstram que era efetivamente possível fazer melhor, com benefícios para os trabalhadores e para a qualidade da gestão de resíduos na ilha do Faial”, concluíram os vereadores.