Porto da Praia da Vitória continua sem candidatura ao Plano Juncker

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, acusou ontem a Ministra do Mar de “nada dizer” sobre a anunciada candidatura do porto da Praia da Vitória ao Plano Juncker, “uma intenção divulgada em novembro de 2016, pelo então secretário regional dos Transportes e Obras Públicas, Vítor Fraga”, lembrou o social democrata.

“Onde pára a candidatura do porto da Praia da Vitória ao Plano Juncker, tantas vezes anunciada, Sra. Ministra?”, perguntou António Ventura a Ana Paula Vitorino, querendo saber se “o problema está no governo regional ou no governo da República”, uma vez que, segundo o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), “estão previstos 77 milhões de euros para investimentos naquele porto”.

“Após dois anos de governação do PS na República, ainda não foi investido um único cêntimo”, avançou o deputado, reforçando que a governante “nada disse sobre o assunto”.

Segundo foi divulgado, a candidatura ao Plano Juncker “iria possibilitar o desenvolvimento do porto da Praia da Vitória, potenciando o seu papel no transporte de carga entre os continentes europeu e norte-americano, no âmbito do projeto europeu das Auto Estradas do Mar”, acrescentou António Ventura.

Ainda no âmbito do debate das propostas de Orçamento do Estado para 2018, o social democrata quis saber quando é que estará a funcionar um Radar Meteorológico nos Açores, atendendo a que “o OE 2018 tem, a esse nível, uma redação igual ao do ano anterior. E, neste momento, não há nenhum Radar a funcionar no arquipélago”, disse o deputado.