Francisco Bettencourt aposta no crescimento de São Roque do Pico

O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal de São Roque do Pico vai trabalhar “para o crescimento do concelho”, apostando fortemente no Turismo, especialmente o Turismo Rural, “como forma de atrair mais investimento e mais população. E para que o desenvolvimento local seja uma realidade”, avançou.

Falando durante a apresentação da sua candidatura, no salão da Casa do Povo de Santo António, freguesia onde nasceu, Francisco Bettencourt diz ser “urgente” implementar uma gestão eficiente na Autarquia, que permita “iniciar um ciclo de desenvolvimento em todo o concelho, e em que este reclame a sua centralidade na Ilha do Pico”, afirmou.

Para o cabeça de lista pelo PSD é preciso maximizar “a marca São Roque do Pico – Capital do Turismo Rural, realizando eventos de turismo sustentável na denominada época baixa, e garantindo ocupação nos restantes meses do ano”, defendeu.

“Para tal é essencial reconhecer e divulgar todo o nosso património cultural e natural”, avançou, sendo que a criação do Centro de Defesa e Estudo do Património desempenhará um papel essencial nesse sentido, “melhorando, diversificando e aprofundando a experiência do turista”, afirmou.

Mas Francisco Bettencourt entende que deve ser reforçada a aposta na Natureza, através da “limpeza, criação e homologação de trilhos, numa eficaz recolha seletiva de resíduos, na obtenção de Bandeira Azul para as zonas balneares do concelho, e na adesão a certificações de carácter ambiental regionais, nacionais ou internacionais, valorizando essa Natureza única”, frisou.

“A construção de um terminal marítimo, que se junte às estruturas existentes na Horta, Madalena e Velas, é igualmente essencial para o desenvolvimento do Triângulo”, referiu o candidato, lembrando que o porto de São Roque do Pico “é o terceiro da Região, depois de Ponta Delgada e Praia da Vitória, em carga movimentada”.

Assim como deve ser “dinamizada” a rota de passageiros São Roque/Velas, “aproximando ambas as vilas, e avançar com o Núcleo de Recreio Náutico, “que permitirá criar a base para o desenvolvimento de atividades náuticas”.

O crescimento do concelho, “que se quer com mais pessoas, exige a criação de mais emprego”, considera Francisco Bettencourt, garantindo que “o parque industrial é determinante para esse objetivo, bem como a criação de condições para que os nossos empreendedores possam testar e desenvolver as suas ideias”.

Na área da Saúde, impõe-se reivindicar que o Centro de Saúde de São Roque do Pico recupere funcionalidades, “como o laboratório de análises”, investindo-se também no apoio à terceira idade, “com centros de dia nas cinco freguesias do concelho e implementação da teleassistência”, disse o candidato.

Francisco Bettencourt, de 48 anos de idade, é diretor de planeamento da empresa Portos dos Açores, e apresentou António Domingues como cabeça de lista para a Assembleia Municipal, e José Carlos Garcia como mandatário da sua candidatura. A lista candidata à autarquia completa-se com Luís Ermida, Marla Vieira, José Manuel Ávila, Francisco Ávila e Vânia Furtado, também mandatária para a juventude.

Para as juntas de freguesia, os cabeças de lista são Fernando Silva (Santa Luzia), Paula Serpa (Santo António), Marcos Goulart (São Roque), Francisco Ávila (Prainha) e Albina Melo (Santo Amaro).