“Amadorismo” do Governo deixa trilhos turísticos das Flores em “mau estado”

O deputado do PSD/Açores eleito pelas Flores acusa o governo regional de ser o responsável pelo mau estado em que se encontram os trilhos turísticos da ilha, situação que afeta os empresários do setor e revela “amadorismo” da parte do executivo regional.

Num requerimento entregue no parlamento açoriano, Bruno Belo desafia o Governo liderado por Vasco Cordeiro a clarificar qual a entidade da ilha responsável pela coordenação do setor do turismo nas Flores, tendo em conta a nova orgânica do governo.

“Não se sabe quem são os responsáveis pelo setor do turismo na ilha das Flores e não se sabe quem são as entidades públicas ou privadas que têm a responsabilidade de efetuar a manutenção dos trilhos turísticos. Tudo isso revela muito amadorismo do executivo regional porque estamos a falar de um setor que é porventura, neste momento, um dos setores com maior potencial económico na Região”, explica o deputado social-democrata.

Bruno Belo lamenta ainda que este ano — e quando já se aproxima a época alta do turismo — não tenha sido feita qualquer intervenção de manutenção num dos quatro trilhos pedestres das Flores, uma das ilhas que mais contribui para a valorização dos Açores enquanto destino turístico de natureza.

O parlamentar do PSD/Açores lembra que em julho de 2015 o governo, através do então titular da pasta do turismo, Vítor Fraga, anunciou a “Grande Rota das Flores”, num percurso pedestre de 40 km, embora o anúncio não tenha tido qualquer consequência na ação governativa quer na anterior legislatura, quer na atual com Marta Guerreiro a titular da pasta do Turismo.

“Os empresários, mas sobretudo os turistas, estão defraudados nas suas expetativas, naquilo que é conceito de turismo de natureza tão propagandeado pelo governo, especialmente por Vítor Fraga e Marta Guerreiro”, frisa Bruno Belo.

Neste quadro de abandono dos trilhos turísticos das Flores, o deputado questiona ainda o executivo, no mesmo requerimento, sobre se a “Grande Rota das Flores” já está em conduções de ser utilizada pelos turistas e que valor foi atribuído pelo governo para efetuar a manutenção dos trilhos da ilha das Flores.