PSD/Açores quer informações sobre inquérito ao diretor do museu de Angra

O PSD/Açores quer saber se está concluída a auditoria da Inspecção Regional da Administração Pública ao Museu de Angra do Heroísmo, tendo solicitado à tutela “o relatório da mesma e as respectivas conclusões”, lembrando ainda que o inquérito realizado ao diretor do Museu de Angra do Heroísmo “não desmentiu as suspeitas que foram do conhecimento público e denunciadas por vários partidos com assento parlamentar”, disse o deputado Luís Rendeiro.

O social-democrata adianta, num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, que o processo se refere “a eventuais ilegalidades cometidas por aquele responsável no desempenho das suas funções, sendo que o mesmo foi arquivado por prescrição da infracção disciplinar”.

“No entanto, o referido processo de Inquérito apurou novos factos que levaram a que a Secretaria Regional da Educação e Cultura solicitasse a intervenção da Inspecção Regional da Administração Pública para a realização da auditoria”, acrescenta o deputado, frisando que, “até ao momento, não se conhecem resultados da mesma, nem qualquer tomada de posição do Governo Regional sobre o processo e os sucessivos episódios públicos envolvendo o diretor do Museu de Angra, o Diretor Regional da Cultura e o Secretário Regional da Educação e Cultura”.

Luís Rendeiro considera que “é imperiosa” a necessidade de transparência e confiança nos órgãos da Administração Regional e nos titulares de cargos públicos.

“O anterior titular do cargo de Secretário Regional da Cultura prestou declarações públicas indicando que o Presidente do Governo Regional e o Vice-Presidente tinham conhecimento de eventuais ilegalidades cometidas pelo diretor do Museu de Angra. Exigimos que esta situação seja explicada aos açorianos”, conclui o deputado do PSD/Açores.