Governo dos Açores apresenta maiores Orçamentos de sempre para a Saúde

O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, afirmou que o atual Governo Regional apresentou os “maiores Orçamentos de sempre” para o Serviço Regional de Saúde, destacando que, para 2022, está previsto o reforço do investimento em “áreas fundamentais” do setor.

“Os Orçamentos deste Governo Regional para a Saúde são todos superiores a qualquer um dos que o Partido Socialista apresentou no passado. Os Orçamentos deste Governo são os maiores de sempre para zelar pela Saúde dos açorianos”, afirmou João Bruto da Costa, na Assembleia Legislativa dos Açores, no debate das propostas de Orçamento e Plano para 2022.

O líder da bancada social-democrata destacou que a proposta de Plano e Orçamento para 2022 “reforça o investimento em áreas fundamentais do Serviço Regional de Saúde”.

“Estão previstos seis milhões de euros para aquisição de equipamentos para as unidades de saúde de ilha e para o Centro de Oncologia dos Açores. Ou seja, as verbas para apetrechamento e modernização de unidades de saúde nos Açores triplicam em comparação com 2021, para fazer aquilo que os governos socialistas não fizeram”, frisou.

João Bruto da Costa salientou também o investimento de meio milhão de euros na fixação de profissionais de saúde na Região, o que constitui um “reforço significativo, dado que as verbas para este fim duplicam”.

“Aliás, desde que este Governo tomou posse, o Serviço Regional de Saúde já contratou 622 profissionais de saúde, dos quais 84 médicos”, lembrou.

Segundo o presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, “é também objetivo do Governo avançar, em 2022, com a digitalização do Serviço Regional de Saúde, um processo em que os governos socialistas falharam redondamente”.

“A proposta de Plano e Orçamento para 2022 prevê um montante de 3 milhões e 200 mil euros para a digitalização dos serviço de Saúde. O objetivo é tornar mais rápido e eficiente o acesso aos dados clínicos dos utentes. Atualmente, os centros de saúde e os hospitais têm sistemas distintos, levando a que não haja partilha da informação”, referiu.

O líder da bancada social-democrata acrescentou que a proposta de Plano e Orçamento para 2022 “reforça igualmente o investimento nos programas de combate à listas de espera cirúrgicas – Vale Saúde e CIRURGE”.

“Para 2022 estão definidos quatro milhões de euros para reduzir as enormes listas de espera deixadas pela governação do PS. Trata-se de uma verba quatro vezes superior à deste ano”, apontou.

João Bruto da Costa realçou ainda o “excelente trabalho” feito até ao momento pelo Governo da coligação PSD/CDS-PP/PPM na área da Saúde, nomeadamente na produção cirúrgica nos hospitais da Região.

“De janeiro a outubro deste ano foram efetuadas 10.327 cirurgias. Trata-se do número de intervenções cirúrgicas mais elevado dos últimos anos e que representa um aumento de 18% relativamente a todo o ano de 2019. Sim, nos primeiros 10 meses de 2021 já se fizeram mais cirurgias do que em todo o ano de 2019, antes da pandemia”, sublinhou o líder da bancada social-democrata.