Skip to main content

O PSD/Terceira reagiu à não pronúncia do Conselho de Ilha sobre a Anteproposta de Plano e Orçamento para 2024, dizendo que “os terceirenses já mostraram que estão de acordo com as políticas da Coligação PSD/CDS/PPM para a ilha e para a região”.

Segundo Paulo Gomes, dirigente local do partido, “a anteproposta apresentada é similar ao Plano e Orçamento chumbados no passado mês de novembro, pelo que, de certa forma estamos a analisar o mesmo documento”, explicou, sublinhando ter sido “a primeira vez que um Orçamento foi chumbado nos Açores”.

“Então, o Conselho de Ilha mostrou concordâncias e discordâncias em relação ao mesmo, e agora decidiu novamente não emitir parecer sobre a anteproposta, mas não temos dúvidas de que os terceirenses estão a favor deste Plano, do que o mesmo define para o Orçamento da Região, e estão a favor das políticas do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM”, disse.

“O Orçamento foi chumbado pelo PS, BE e IL em novembro, mas foi aprovado pelos terceirenses nas eleições de 4 de fevereiro”, afirmou Paulo Gomes.

O social-democrata recorda que “até o maior partido da oposição prometeu, em campanha eleitoral, manter a maioria das opções deste Governo Regional, o que é sintomático sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde o final de 2020”, referiu.

Em relação ao leque de propostas destinadas à Ilha Terceira, Paulo Gomes destacou “três prioridades, nomeadamente a intervenção prevista para a Aerogare Civil das Lajes que tem um reforço de verba, e que será essencial para dinamizar toda a economia da ilha”.

“O mesmo se pode dizer da requalificação programada para a Via Vitorino Nemésio, que já tem verba para os primeiros procedimentos, assim como da intervenção que já está a acontecer no Porto da Praia da Vitória, valorizando aquela que é uma estrutura determinante para o desenvolvimento sustentado da nossa terra”, concluiu o social-democrata.