Os deputados do PSD/Açores na Comissão Permanente de Economia requereram a audição da Comissão Especial de Acompanhamento do Processo de Alienação do Capital Social da SATA Internacional – Azores Airlines. O pedido de audição com caráter de urgência foi entregue no parlamento açoriano.
António Vasco Viveiros, deputado e porta-voz do PSD/Açores para a Economia e Finanças, considera “anormal” a “falta de informação” por parte do Governo regional sobre o modo como está a decorrer o processo de alienação do capital social da empresa pública que assegura as ligações para o exterior da Região.
“A senhora secretária regional dos Transportes assegurou, no final de agosto, que a análise da proposta de privatização da SATA ‘seria conhecida em breve’, e estou a citar, mas a verdade é que os açorianos continuam sem saber, sequer, se a proposta da Icelandair cumpre ou não o caderno de encargos”, explica.
A Icelandair, cujo CEO demitiu-se no final de agosto devido aos resultados abaixo do esperado, foi a única companhia aérea a manifestar interesse em adquirir 49% do capital social da Azores Airlines, empresa do Grupo SATA do qual a Região Autónoma dos Açores é o único acionista.
A 17 de abril, o Grupo SATA anunciava que a Icelandair estava pré-qualificada para a segunda fase do processo de negociação da alienação da Azores Airlines.
A 30 julho, o PSD/Açores pediu “celeridade e transparência” na decisão sobre a venda da Azores Airlines e reforçou a expetativa de que a proposta, a ser aceite, “possa contribuir para a inversão de tendência de destruição de valor da empresa que ocorreu na última década sob liderança de Vasco Cordeiro”, conforme afirmou então António Vasco Viveiros em nota de imprensa.