Skip to main content

A candidata à presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo pela Coligação PSD/CDS-PP, Luísa Barcelos defende “um planeamento rigoroso e atempado da manutenção do parque escolar municipal, que garanta as melhores condições aos estudantes de Angra no arranque de cada ano letivo”.

A social-democrata lembra a situação da EB1/JI das Cinco Ribeiras, “que continua sem obras de reabilitação após o desabamento de um teto em janeiro”, e as necessidades de intervenção da EB1/JI da Carreirinha: “são dois exemplos claros da falta de planeamento e de ação por parte do atual executivo camarário”.

“No caso das Cinco Ribeiras, a coligação PSD/CDS-PP/PPM alertou ao longo dos meses, mas o edifício aguarda obras de reabilitação desde o início do ano”, enquanto a EB1/JI da Carreirinha, na freguesia de São Bento, “precisa de intervenções no edifício e de limpeza e segurança dos espaços exteriores, para que toda a comunidade escolar possa usufruir das instalações com higiene e qualidade”, aponta a candidata.

Para Luísa Barcelos, “um município com estabilidade política e financeira deve assumir plenamente a manutenção do seu património edificado, especialmente dos espaços que são utilizados diariamente pelos cidadãos do concelho, agindo com diligência e sem se demitir das responsabilidades e encargos que lhe competem”, adianta.

“Dar um novo sentido a Angra também passa pela Educação, que é um investimento estruturante e um elevador social, cabendo ao município não apenas requalificar escolas degradadas – como a das Cinco Ribeiras

-, mas cumprir um plano global de manutenção e de modernização daquelas infraestruturas”, afirma.

Luísa Barcelos diz que “é preciso promover e reforçar o apoio municipal a projetos socioeducativos e pedagógicos com as escolas do concelho, como os pontos de estudo acompanhado e o apoio complementar à frequência de estudos pós-secundários e superior para os estudantes angrenses. São precisas condições para concretizar todo o potencial que eles apresentam”, conclui.