Skip to main content

O presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, destacou hoje a participação de 1200 jovens nas listas aos órgãos autárquicos para 2025, com média de 25 anos de idade, no discurso de encerramento das Jornadas Autárquicas que se realizaram na Madalena do Pico.

Para o líder dos jovens social-democratas, o envolvimento da juventude é uma forma “de garantir o futuro da JSD, do PSD, do Poder Local e dos Açores”.

“Sempre que a JSD e o PSD lideram as coisas correm bem. Por isso, mesmo não queremos voltar para trás, temos mesmo de liderar para as pessoas”, realçou.

Luís Raposo exortou à mobilização “até ao fecho das urnas e para liderar os destinos das nossas comunidades a partir do dia seguinte”, contando com todos para manter a frente da Associação de Municípios da Região Autónoma e a Delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias”.

As Jornadas Autárquicas que arrancaram sexta-feira na Biblioteca Municipal da Madalena serviram para a preparação de um Manual Autárquico sobre boas práticas, discutir prioridades como a educação, cultura, saúde e desporto, emprego e empreendedorismo, habitação, participação cívica e democrática, transição energética e ambiente, cidadania, ação social e segurança.

“Porque não queremos que falte nada, não queremos que falte nenhum pormenor no caminho até à nossa vitória”, frisou o social-democrata.

O líder da JSD/Açores garante assim que os jovens saem das Jornadas Autárquicas “muito mais bem preparados”, pois mesmo que sejam “divergentes no pensamento, são unânimes e pragmáticos na ação”.

Luís Raposo reiterou que “uma relação próxima com as nossas comunidades e com os nossos cidadãos foi, é e sempre será um desígnio da JSD/Açores, sem descurar do mesmo nas linhas que nos regem para o futuro da Região e da nossa estrutura”.

“O poder local, especialmente os 19 municípios e as 155 freguesias consagrados no Estatuto Político-Administrativo dos Açores, são a forma mais próxima e direta de cooperação e de desenvolvimento das nossas nove ilhas”, disse.

A terceira edição das Jornadas Autárquicas da JSD/Açores tem como principal objetivo “formar e dotar os jovens de mais ferramentas para servir as populações”, ciente de que as decisões políticas “têm impacto direto na vida das pessoas”.

“Os autarcas são confrontados com cenários difíceis, nos quais têm de decidir o melhor para as suas freguesias e concelhos”, observou.

Entre as bandeiras defendidas pela JSD/Açores encontram-se a implementação do Orçamento Participativo Municipal Jovem em todos os Municípios dos Açores, o cumprimento e inclusão nos Conselhos Municipais de Juventude.

“A juventude açoriana, cada vez mais atenta e formada, tem facilidade na identificação dos problemas que a atormentam e aos seus concidadãos, maior facilidade na apresentação de soluções, projetos e ideias diferentes e arrojadas para ultrapassar as adversidades nas suas freguesias e o nos seus concelhos”, concluiu.