Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos saudou hoje a aposta do Governo Regional no Suporte Imediato de Vida (SIV), cujo investimento atingiu os 360 mil euros com a aquisição de uma nova ambulância e reforço de tripulações de emergência médica.

Para a parlamentar, trata-se de um passo “muito importante” assumido pelo Executivo Regional, após as governações socialistas – “que muito prometeram e nada fizeram” – terem votado “os faialenses ao esquecimento, mesmo depois da aprovação de recomendação do PSD no Parlamento, a 17 de maio de 2017”.

Salomé Matos congratula assim o Governo da Coligação liderado por José Manuel Bolieiro “por fazer justiça com os faialenses e com a palavra dada”, garantindo os meios “essenciais e eficazes nas condições de socorro junto das populações”.

Com a dotação de novos equipamentos e recursos humanos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Horta e do Hospital da Horta, “passa a haver uma operação permanente com o funcionamento de uma ambulância SIV a funcionar 24 horas por dia”, destacou.

Segundo a parlamentar social-democrata, este é o “elemento que faltava para garantir o cumprimento do regulamento em matéria de emergência médica pré-hospitalar na ilha do Faial, fruto do empenho do compromisso de José Manuel Bolieiro”.

Por fim, Salomé Matos enalteceu o reforço do investimento por parte do Governo Regional da ordem de 61% em 2025 face a 2020, correspondente a uma verba de 7,9 milhões de euros, destinados a dotar os bombeiros voluntários dos meios que impõem ao seu exercício.