Skip to main content

A candidata da coligação PSD/CDS-PP/PPM a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Sandra Garcia, compromete-se a implementar um Plano Integrado de Trânsito e Estacionamento em todo o concelho.

“Um plano que dará resposta às principais dificuldades sentidas no centro da cidade e que resolverá estrangulamentos verificados nas freguesias”, referiu, após auscultar as preocupações de todos os candidatos da coligação às diferentes Juntas de Freguesia do concelho e de reunir com técnicos e especialistas em questões de trânsito e estacionamento.

Sandra Garcia não tem dúvidas de que “impera a necessidade de se reorganizar o trânsito em Angra, criar novas bolsas de estacionamento, rever a política de parquímetros e abrir novos arruamentos em várias freguesias, promovendo o crescimento da malha urbana e descongestionando problemas atualmente verificados”.

“Qualquer território sem movimento não se define. O desafio perante o qual estamos colocados é o de facilitar a fluidez do trânsito e o estacionamento, diminuindo o tempo de circulação, a pegada ecológica e os custos com combustível. Neste sentido, é prioritário reabrir o trânsito na Praça Velha para veículos ligeiros, em períodos a estabelecer durante o dia, bem como repor sentidos de trânsito teimosamente alterados pelo atual executivo camarário, contrariando a própria lógica de circulação em Angra definida desde o povoamento da cidade”, disse.

Por outro lado, prosseguiu, a candidatura da coligação de centro-direita diz ter identificado “dois prédios no centro da cidade que serão adquiridos e transformados em parques de estacionamento cobertos, sem impactar negativamente a zona classificada como Património Mundial e criando centenas de novos lugares de estacionamento, numa das zonas mais congestionadas de comércio e serviços públicos da baixa citadina”.

Paralelamente, acrescenta Sandra Garcia, “pretende-se avançar rapidamente com a construção de um parque coberto, de vários pisos, ao lado da Fanfarra Operária”, para além de apostar na criação de espaços de estacionamento próprio para motas e bicicletas, uma vez que, neste momento, esses veículos ocupam o lugar de um carro por falta de opções, além de que são uma alternativa de transporte, com maior mobilidade e menor impacto ambiental, que deve ser incentivada”.

Os parquímetros também serão alvo de alterações, considerando a cabeça de lista da candidatura PSD/CDS-PP/PPM – Pela Nossa Terra que é “fundamental implementar a Taxa Zero”, ou seja, “durante os primeiros 15 minutos, o suficiente para as pessoas tratarem de assuntos urgentes no centro sem serem perseguidas”.

Quanto às freguesias e vilas, Sandra Garcia afirma os compromissos de “construir a circular alternativa ao centro do Porto Judeu garantindo o descongestionamento do centro da Vila e a segurança das pessoas”, bem como “criar uma via circular alternativa na zona dos Salgueiros, que possibilite a circulação num só sentido e evite problemas como os que todos os anos, particularmente na época de verão, ali se verificam”.

Já no Raminho, será para continuar “o projeto de ligação da Estrada da Presa Grande à Canada da Bernarda, como alternativa à passagem de gado na via principal da freguesia”.

Do Plano Integrado de Trânsito e Estacionamento são previstas ainda intervenções ao nível da reabilitação de outras vias em localidades como Santa Bárbara e Cinco Ribeiras, melhorias nos caminhos de servidão agrícola e revisão dos circuitos dos minibus, possibilitando, entre outras soluções, que passem a ter uma paragem no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo.