Skip to main content

A candidata da coligação PSD/CDS-PP/PPM a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Sandra Garcia, compromete-se “a desenvolver todas as diligências necessárias para a realização de um conjunto de investimento no Porto de Pescas de São Mateus, essenciais à melhoria das condições de trabalho dos pescadores”.

Após reunir com os elementos da lista de candidatos à Junta de Freguesia de São Mateus (candidatura liderada por Paulo Gomes), Sandra Garcia reconheceu “dificuldades e limitações” dos homens do mar que “são fáceis de ultrapassar, basta para tal existir boa vontade e entendimento entre entidades”, para proporcionar melhores condições a um setor de atividade responsável por 40% da economia daquela Freguesia.

“O que verificamos é que uma das nossas mais-valias, que é a imensa riqueza do nosso mar, em termos económicos, científicos, desportivos e de bem-estar, está limitada em São Mateus, por falta de investimento e por falta de se ouvirem os pescadores. Assim, constatamos a necessidade de colaborar na construção de uma estrutura coberta para os pescadores puderem preparar os seus aparelhos de pesca com condições condignas de trabalho; constatamos a necessidade de colaborar na requalificação das casas de aprestos, para proporcionar melhores condições de trabalho e de arrumos aos pesadores; constatamos a necessidade de colaborar no aumento provisório da capacidade da Lota de São Mateus, bem como constatamos a necessidade de colaborar na construção de mais um cais de acostagem e de uma nova Lota”, disse a candidata.

Assumindo que “tais competências não dependem diretamente do Município”, Sandra Garcia insistiu no discurso de que “tudo o que, direta ou indiretamente, diga respeito a Angra do Heroísmo, diz respeito à Câmara Municipal, pelo que promoveremos todas as diligências no sentido de, em colaboração com as entidades responsáveis, avançarmos com os investimentos necessários à prática desta atividade que é tão importante, do ponto de vista económico e social, para São Mateus”.

“Existem, entretanto, assuntos que o Município pode e deve resolver como a questão do acondicionamento e deposição de resíduos sólidos na zona do porto de pescas, uma vez que o que existe é, para além de um mau cartaz turístico, um perigo para a saúde pública”, acrescentou.

A cabeça de lista da coligação de centro-direita ao Município angrense manifestou ainda “total apoio a uma pretensão da Freguesa, que é bandeira da nossa lista de candidatos à Junta de Freguesia”, nomeadamente “o processo de elevação de São Mateus a Vila. É uma pretensão popular à qual daremos o nosso total apoio”.