Skip to main content

O Mandatário da candidatura de coligação PSD/CDS-PP/PPM aos órgãos autárquicos de Angra do Heroísmo, nas eleições de 26 de setembro, o empresário António Nanques, diz que há “uma forte dinâmica de mudança” no Concelho, não só pela formação da coligação, como pela envolvência de mais de oito centenas de candidatos nas listas agora entregues em Tribunal.

A saída da Comarca de Angra, depois de entregar todas as listas de candidatos da coligação encabeçada por Sandra Garcia, à Câmara Municipal, e Carlos Costa Neves, à Assembleia Municipal, António Nanques sublinhou “o muito orgulho em ser representante desta dinâmica nova que está no ar, uma arejem nova que acompanha o que já está a ser feito de novo pelos nossos Açores e isso é muito importante para as nossas populações e para todos os terceirenses, em particular”.

“Todos os elementos que integram as nossas listas de candidatos a todos os órgãos municipais e de freguesia estão empenhados em fazer mais e melhor pela ilha Terceira, por Angra do Heroísmo e pelas suas autarquias. É uma dinâmica de mudança muito forte”, insistiu o Mandatário que se fez acompanhar apenas de alguns elementos das listas à Câmara e Assembleia Municipais, considerando a situação epidemiológica vigente.

Assim, a coligação PSD/CDS-PP/PPM – Uma Nova Energia Pela Nossa Terra apresenta mais de 800 candidatos em todas as listas do Concelho, sendo que praticamente metade das listas são compostas, em igual número, por mulheres e homens e metade dos candidatos são independentes, ou seja, simpatizantes, mas não militantes nos partidos que compõem a coligação.

Às 19 Juntas de Freguesia regista-se uma renovação de candidaturas superior a 60%, sendo que apenas 7 dos cabeças de listas são recandidatos (Altares, Raminho, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, Sé e São Bento), sendo que destes quatro são atualmente Presidentes de Junta de Freguesia.

Nas listas concorrentes aos Altares, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, São Pedro, Sé, Ribeirinha e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, registam-se mais candidatos do sexo feminino do que do sexo masculino, o que dá conta de uma forte participação das mulheres nestas eleições, assim como de jovens.

Para a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo é Sandra Garcia a cabeça de lista, sendo Carlos Costa Neves o primeiro candidato da lista à Assembleia Municipal. Já no que toca às Freguesias e Vilas do Concelho: Altares – Manuel Diniz; Raminho – Mário Cardoso; Serreta – Dora Pavão; Doze Ribeiras – Hildeberto Franco; Santa Bárbara – Nélia Santos; Cinco Ribeiras – Luís Vieira; São Bartolomeu de Regatos – Cesário Pamplona; São Mateus – Paulo Gomes; Terra-Chã – Bruno Fagundes; Posto Santo – Pedro Costa; Santa Luzia – João Maciel; São Pedro – Natália Sousa; Sé – Maria Cecília; Nossa Senhora da Conceição – Raul Tânger; São Bento – Eduarda Sousa; Ribeirinha – Alberto Melo; Feteira – Luís Soares; Porto Judeu – Judite Toste; e São Sebastião – Guilherme Bizarro.