Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Bruno Belo defendeu que devem ser procurados de “imediato” navios adequados para abastecer a ilha das Flores, devido à operacionalidade reduzida do Porto das Lajes das Flores, profundamente danificado pela passagem do furacão Lorenzo.

“Devem ser procuradas de imediato soluções de navios capazes de operar no ‘Cais -5’ do Porto das Lajes das Flores. Esses navios devem ter capacidade de transporte suficiente e efetuar carreiras regulares em função das necessidades”, afirmou o social-democrata, na Assembleia Legislativa dos Açores.

O parlamentar, que falava numa interpelação ao Governo Regional sobre os danos causados pelo furacão Lorenzo, propôs também que a carga destinada às ilhas do Grupo Ocidental “deve ser centralizada no porto da Região mais conveniente do ponto de vista logístico”, de forma a “não aumentar o custo de vida” das populações das Flores e Corvo.

“O PSD defende igualmente que tem de ser desencadeado, de forma extraordinária, um procedimento destinado a que um navio vá as Flores descarregar alimentos para os animais e no regresso permita a exportação dos bovinos vivos”, disse.

Bruno Belo propôs ainda a “agilização, dentro da legalidade da contratação pública, de todos os procedimentos legais necessários com vista à reconstrução do Porto das Lajes das Flores”.

“Deve ser assegurado, por parte do Governo Regional, o financiamento necessário à reconstrução integral do Porto Comercial das Flores”, defendeu.

O deputado do PSD/Açores aproveitou ainda a ocasião para reafirmar, em nome dos social-democratas, “o reconhecimento e o agradecimento pelo empenho, determinação e dedicação com que todos os agentes de Proteção Civil se envolveram na ajuda às populações das ilhas afetadas”.

“O PSD/Açores reafirma também a sua solidariedade para com todos os açorianos que sofreram com a passagem do furacão Lorenzo”, sublinhou.