O candidato do PSD/Açores à Assembleia da República Rui Arruda apresentou ao secretário de Estado dos Transportes um conjunto de reivindicações relativas à ilha de Santa Maria, tendo merecido “acolhimento favorável” da parte de Sérgio Monteiro.
Na reunião entre Rui Arruda e Sérgio Monteiro, aquando da recente deslocação do governante aos Açores, foram abordados assuntos relacionados com o Centro de Controlo Oceânico da NAV instalado em Santa Maria, cuja tutela pertence ao secretário de Estado dos Transportes, bem como algumas preocupações relacionadas com o aeroporto da ilha.
Sobre o aeroporto de Santa Maria, o candidato social-democrata considerou ser “fundamental” que o tempo de pedido prévio de reabertura do aeroporto no período noturno “seja reduzido ou até mesmo eliminado para facilitar a escala de aeronaves que cruzam o Atlântico Norte para reabastecimento”.
Rui Arruda referiu-se igualmente aos cuidados que devem ser tidos no processo de substituição parcial das infraestruturas subterrâneas de abastecimento de combustível no aeroporto mariense.
“Como existe a intenção da ANA Aeroportos em proceder à reasfaltagem da placa de estacionamento do aeroporto de Santa Maria e há necessidade de substituir parte das infraestruturas subterrâneas de abastecimento de combustível pela sua degradação, é fundamental a manutenção destes ‘PIT’ para que os mesmos não sejam substituídos por camiões cisternas, com graves consequências a nível do tempo necessário para o abastecimento de aeronaves em escalas técnicas”, disse.
O candidato do PSD/Açores referiu que “é necessário um acordo entre as partes envolvidas neste processo, a ANA e a empresa de combustíveis”, tendo considerado que “a mediação do senhor secretário de Estado dos Transportes pode ser muito importante”.
Rui Arruda revelou que o secretário de Estado dos Transportes “registou as preocupações” apresentadas pelo candidato social-democrata acerca do aeroporto de Santa Maria e assegurou que “serão tidas em consideração” na reunião que Sérgio Monteiro vai realizar na próxima semana com o presidente do conselho de administração da ANA.
Relativamente ao Centro de Controlo Oceânico da NAV, o candidato do PSD/Açores lembrou o trabalho do governo liderado por Passos Coelho em prol da manutenção da importância desta infraestrutura.
“Em 2014, foram a decisão do governo de Passos Coelho e a atuação dos governantes portugueses do PSD junto das instâncias europeias que permitiram manter a Região de Informação de Voo de Santa Maria da NAV fora do denominado ‘céu único europeu’, o que foi e é fundamental, dada à importância da NAV na economia e sociedade mariense”, sublinhou.
Sobre o Centro de Controlo Oceânico, Rui Arruda explicou que o secretário de Estado dos Transportes reafirmou a importância que a infraestrutura tem para Santa Maria e para o país.
“O senhor secretário de Estado dos Transportes assegurou que o governo da República liderado pelo PSD reconhece a elevada importância das infraestruturas da NAV na ilha de Santa Maria, não apenas por questões económicas, mas também pela existência na ilha de serviços com elevada tecnologia e conhecimento, bem como pela formação que é ministrada a nível de controlo de tráfego aéreo”, afirmou o candidato social-democrata mariense.