Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos saudou hoje o Governo Regional pelo investimento de cerca de 700 mil euros na aquisição de duas novas unidades móveis que irão servir o Centro de Oncologia dos Açores.

O concurso público foi lançado este mês com vista ao rastreio do cancro de mama para “substituir as unidades já obsoletas que se encontram ao serviço”, observou a parlamentar social-democrata.

Para Salomé Matos, trata-se “de uma oportunidade para atualizar o equipamento móvel, assim como o sistema tecnológico, para que os rastreios sejam integrados em tempo real, assegurando assim a prevenção e o diagnóstico precoce da doença oncológica”.

Segundo a social-democrata, a deteção precoce de novos casos de cancro “é essencial para a garantia de uma maior taxa de sobrevivência dos doentes, e que se justifica pela tendência de crescimento motivada pelo envelhecimento da população”.

Face ao registo de 120 novos casos de cancro de mama por ano, a deputada do PSD/Açores considera que “a deteção precoce da doença é a melhor forma de a combater”, pelo que investir em unidades móveis se revela “uma boa medida para acelerar os rastreios”.

Salomé Matos felicitou o Centro de Oncologia dos Açores pelo “trabalho desempenhado e inexcedível em matéria de sensibilização, deteção precoce e rastreios em todos os concelhos dos Açores, por via das unidades móveis de rastreio”.

Trata-se de um equipamento cujo investimento se enquadra no Plano de Recuperação e Resiliência, constituindo “uma mais-valia na atualização tecnológica, na área da saúde”, concluiu a parlamentar social-democrata.