Skip to main content

O Parlamento açoriano aprovou esta tarde, por unanimidade, a proposta do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM do reforço de 41 milhões de euros do sistema de incentivos financeiros para aquisição de sistemas fotovoltaicos SOLENERGE, aumentando a capacidade instalada em mais 27Mw.

O deputado do PSD/Açores Carlos Freitas destacou que a aposta no setor energético visa “construir um futuro mais sustentável, mais resiliente e mais eficiente para todos os açorianos”.

O parlamentar social-democrata interveio no debate da alteração ao diploma que vem dar resposta à adesão à instalação de sistemas solares fotovoltaicos, apresentando desde a primeira hora “resultados muito positivos e a baixar a fatura da eletricidade de muitas famílias e empresas de muitos açorianos”.

Carlos Freitas lembrou tratar-se de “um incentivo que se traduz na forma de atribuição de apoio não reembolsável, correspondendo a 100% das despesas elegíveis, até um máximo de 1500€/kw instalado”.

De acordo com o deputado do PSD/Açores eleito pelo Pico, a dotação inicial do programa SOLENERGE contou com 19 milhões de euros, o correspondente a uma potência instalada de 11,2Mw.

“Somando na sua totalidade uma dotação de 60 M€ e mais de 38,2 MW, o que é muito significativo”, acrescentou.

O parlamentar social-democrata elogiou a iniciativa do Governo dos Açores, liderado por José Manuel Bolieiro, “inovadora, única e arrojada”, trilhando o caminho da “sustentabilidade, da descarbonização na construção de um futuro energético mais limpo e mais resiliente na Região”.