A candidata da coligação PSD/ CDS-PP a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Luísa Barcelos, pretende implementar um Plano Municipal de Saúde Mental que inclua um diagnóstico de necessidades e um projeto-piloto “Psicólogo da Freguesia”.
A social-democrata falava à saída de uma reunião com a Casa de Saúde do Espírito Santo – Irmãs Hospitaleiras, em que defendeu “a importância de reforçar a cooperação e proximidade entre entidades que trabalham nesta área”.
Segundo a candidata, o objetivo passa pela prestação “de apoio psicológico direto à população, combater o isolamento e promover o bem-estar emocional, em especial junto de famílias vulneráveis, idosos e jovens”.
Para Luísa Barcelos, “a elevada taxa de depressão e suicídio nos Açores, associada ao isolamento social e geográfico, exige respostas múltiplas”, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional dos Açores.
No seu entender, “os municípios devem desempenhar igualmente um papel ativo no combate a estigmas e na promoção do acesso a apoio psicológico de proximidade”.
A social-democrata reconhece que atualmente se verifica uma consciencialização sobre a saúde mental, intensificada desde a pandemia, e como tal, “demonstra a urgência de Angra do Heroísmo oferecer uma resposta complementar e próxima da população, garantindo mais prevenção, apoio e dignidade”, concluiu.