O Grupo Municipal do Partido Social Democrata aprovou ontem o Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2026, sublinhando “a responsabilidade patente num documento equilibrado, que prevê um montante de 19,7 milhões para a gestão local e se foca na recuperação financeira do Município”.
Para o líder da bancada social-democrata, Rafael Tavares Lima, “os investimentos previstos são realistas e exequíveis, evitando promessas que possam colocar em risco a estabilidade financeira da autarquia, o que demonstra claramente o rigor das contas públicas verificado na Praia da Vitória desde 2021, que resultou na redução clara da dívida municipal e no controlo das despesas correntes, ao mesmo tempo que garante investimentos importantes para o concelho”.
“Destacamos as obras estruturantes, a melhoria de infraestruturas e o reforço da dinâmica económica local, ou seja é um Orçamento que responde às necessidades da população e contribui para o desenvolvimento da Praia da Vitória, pelo que o votamos favoravelmente”, afirmou.
“Além disso, há um reforço no apoio às instituições, nomeadamente os Bombeiros Voluntários, aumentou o contrato-programa com a Praia Ambiente, e vai avançar-se com um conjunto significativo de obras de requalificação e manutenção do património municipal, incluindo várias escolas, entre elas a requalificação da Escola da Vila Nova, ao abrigo do Açores 2030”, adiantou Rafael Tavares Lima.
O social-democrata elencou “a reparação e beneficiação de vias municipais como a Rua Pe. Damião e a Rua Santo António do Rossio, a requalificação do Parque de Estacionamento do Largo da Batalha, mas também a rubrica para a abertura de novos arruamentos, caso seja exequível no próximo ano, assim como a requalificação do bar da Prainha e a reparação da escadaria do Facho”.
“Continuamos empenhados na proteção e na defesa do litoral, estando previstas intervenções na orla costeira do Porto Martins e a colocação dos geotubos na Baía da Praia”, sendo que, no plano ambiental, “a aquisição de uma bomba para o Paul, a requalificação do Paul do BeloJardim, e a intervenção no centro de interpretação ambiental são igualmente de destacar”, referiu.
“Irá, finalmente, avançar o Parque Empresarial das Lajes, um projeto essencial para atrair investimento e gerar emprego”, disse Rafael Tavares Lima, recordando que, em paralelo, “prosseguimos com a legalização do Bairro e do Loteamento de São Pedro, em Santa Rita”.
Para o líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal da Praia da Vitória, “estes e outros investimentos da mesma natureza, que ultrapassam os 4,5 milhões de euros, incluindo os apoios às atividades desportivas, culturais e turísticas, a aquisição de novos materiais para a Proteção Civil municipal, as bolsas de estudo, o financiamento de nadadores-salvadores, os apoios às festas e às juntas de freguesia, integrando também a delegação de competências, traduzem o forte compromisso do Município com a coesão territorial, o apoio direto às freguesias e a valorização das forças vivas do concelho”, concluiu.

