A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou hoje a taxa de cobertura de médicos de família a atingir 80% no Faial, traduzindo-se num crescimento de cerca de 20%, desde que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM assumiu o poder.
A parlamentar social-democrata interveio no debate da declaração política sobre o estado da Saúde na Região, na Assembleia Legislativa Regional, cujos trabalhos terminam hoje na Horta.
“A cobertura de médicos de família nunca foi tão alta. Dou o exemplo do Faial que tinha uma cobertura de 66%, neste momento está a abeirar os 80%, o que é notório e sentido na realidade”, assegurou.
De acordo com Salomé Matos, “com organização, com planeamento, com profissionalismo, assistem-se a mais consultas médicas, o que por si conduz naturalmente a mais propostas de intervenção cirúrgica”.
Ainda segundo a deputada social-democrata, inclusivamente ao nível de consultas de enfermagem, “com dados conhecidos de agosto relativamente ao ano transato verificou-se um crescimento de 25% nos Açores, com impacto na melhoria e nos ganhos de saúde”.
A seu ver, trata-se de outro exemplo “do trabalho eficaz, eficiente e silencioso, como as campanhas de vacinação que estão a decorrer, ano após ano, ao cuidado das unidades de saúde de Ilha”, apontou.
Salomé Matos reiterou, assim, que “o Serviço Regional de Saúde e os seus protagonistas são os verdadeiros heróis sem capa da saúde nos Açores. Não são os políticos que passam o dia detrás de um computador a somar e subtrair, porque na saúde é preciso muitas vezes também semear para multiplicar”.
“E é o que este Governo tem vindo a fazer”, concluiu Salomé Matos, enaltecendo o empenho do Executivo liderado por José Manuel Bolieiro na implementação de um Programa Regional da Saúde, atendendo a áreas como o combate ao tabagismo, à doença oncológica e fomento de uma vida saudável.