Skip to main content

O grupo parlamentar do PSD/Açores destacou a importância da construção de um Cais Multiusos no Porto da Praia da Vitória, “um investimento de 40,3 milhões de euros, que é estruturante para a Terceira e que reflete a atuação cuidada do Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM”, diz o deputado Paulo Gomes.

O lançamento do concurso público para aquela empreitada foi efetuado a semana passada pela empresa Portos dos Açores, com o social-democrata a referir que a obra “tem um prazo de execução de três anos e vai permitir finalmente o avanço de uma estrutura com condições para receber navios de cruzeiros, uma promessa que os sucessivos governos e autarquias socialistas nunca concretizaram”.

Paulo Gomes lembra que a construção de um cais de cruzeiros na ilha Terceira “começou por ser anunciada em 2008, para Angra do Heroísmo, tendo sido a Câmara Municipal a apresentar a proposta, que esteve em ‘banho-maria’ durante seis anos, até o presidente do governo na altura, Vasco Cordeiro, dar o dito por não dito, em 2014”.

“Passou então a ser a Câmara da Praia da Vitória, então socialista, a reclamar e a prometer um cais de cruzeiros, mas para instalar no molhe militar, ou seja do outro lado da baía, em relação ao porto comercial, num processo que também se arrastou sem nunca dar frutos”, realçou o deputado do PSD/Açores.

Para Paulo Gomes, “vira-se agora uma nova página, só possível com o Governo liderado por José Manuel Bolieiro, que anunciou a ampliação do cais do Porto da Praia da Vitória em agosto de 2023, numa iniciativa que vai permitir o crescimento daquele equipamento em 350 metros, mais do que duplicando a sua área de acostagem”.

“A obra vai criar melhores condições para o transporte de carga e de passageiros, com a execução de um novo terrapleno, sendo que devem ser apresentadas as propostas ao concurso público até novembro”, concluiu o parlamentar.