O PSD/Açores conquistou domingo a maioria das Câmaras Municipais do arquipélago e mantém a liderança da Associação dos Municípios da Região Autónoma e a delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias.
O líder social-democrata, José Manuel Bolieiro, cumpriu assim os objetivos a que se propôs para as eleições autárquicas de 2025, alcançando o maior número de mandatos, designadamente nove Câmaras Municipais (de entre 19) e 83 Juntas de Freguesia.
“Queríamos ter o maior número de mandatos no poder local e alcançamos”, vincou.
“Nós ganhamos esta maioria. E, portanto, dirijo aos eleitores a minha palavra de gratidão, porque os objetivos, – e não se trata de subjetividades, nem de observações parciais, – são observações objetivas do projeto político e do ato eleitoral do dia 12 de outubro. Nós ganhamos e alcançamos todos os nossos objetivos eleitorais”, reiterou ao final da noite, na sede do PSD/Açores, em Ponta Delgada.
José Manuel Bolieiro assegurou que, manterá “com todos, o diálogo, o respeito, a objetividade e a imparcialidade no tratamento de questões de governação regional, local, quer com as freguesias, quer com os municípios”.
“E, portanto, não temam o que foram as decisões soberanas, enquanto povo, relativamente a cada ato eleitoral, mas uma vitória é uma vitória”, destacou.
O Presidente do PSD/Açores garantiu também que, mesmo tendo ganho a maioria dos Municípios, Freguesias e Assembleias Municipais na Região, trabalhará “com todos”, mesmo naquelas em que não ganhou, postura assumida desde sempre pelo partido.
José Manuel Bolieiro assevera que irá “trabalhar em conjunto, com todos, porque a legitimidade democrática de cada um é inequívoca” e que o PSD está preparado “para o encargo de servir as freguesias, os municípios, a Região Autónoma dos Açores”.
“Trabalharemos em conjunto e em diálogo, em concertação, que aliás faz parte do meu timbre, do meu modo de ser. Não apenas por obrigação, mas por característica e identidade própria”, frisou.
Por outro lado, não tece “interpretações, nem projeção de eleições autárquicas para cenários regionais”, indicou.
O líder social-democrata dirigiu uma palavra de agradecimento a todos os candidatos que assumiram o projeto político do PSD e “que se afirmaram em nome da confiança da social-democracia e projeto político nos Açores, presente para a consistência e a estabilidade política”.
José Manuel Bolieiro congratulou igualmente os açorianos pela “atitude cívica inigualável”, sem quaisquer incidentes que no decorrer da campanha eleitoral, quer mesmo durante o sufrágio.
O Presidente do PSD/Açores congratulou ainda os vencedores, pelo facto dos seus projetos políticos se revelarem “credíveis, merecendo a adesão do povo”, vindo agora a “assumir o encargo para servir quem os elegeu”.
“Nós fomos bem claros nos objetivos eleitorais” que mereceram “confiança na capacidade de diálogo, de concertação e harmonização nos interesses dos açorianos, na defesa do interesse regional”, concluiu.