O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz realçou esta manhã “a ação” do Governo da República da AD-Aliança Democrática no processo dos cabos Submarinos, “com o avanço do Anel Interilhas e o Anel CAM (Continente – Açores – Madeira), que já está em curso”.
O social-democrata falava numa audição do Ministro das Infraestruturas e Habitação na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde, sobre o ponto de situação do Anel Interilhas, foi adiantado que “houve uma resolução aprovada ontem, no Conselho de Ministros, sobre o Anel Interilhas para os Açores”.
Mais adiantou o Ministro que, “não só se mantém o compromisso de se fazer a obra, mas também será o Governo da República a pagar a mesma”, pelo que agora se vai desenvolver “a parte técnica de elaboração do projeto e respetivo caderno de encargos para a contratação e implementação dos Cabos Submarinos ‘Anel Interilhas Açores’, garantindo “a sua futura interligação com o ‘Atlantic CAM’, e autorizando despesa de até 1 milhão de euros em 2026 para este efeito”, adiantou o deputado.
Sobre o Anel CAM, “o Conselho de Ministros também deliberou aprovar o seu financiamento e concessão por 25 anos, com a obra a ser concluída no final de 2026, seguindo-se um período de um mês de testes”, disse Paulo Moniz.
“Foi este Governo da República que definiu o que vai ser implementado, pelo que importa agora, contrariamente à desinformação fomentada por outros partidos políticos, que diziam que o processo estava parado, mostrar factualmente que isso não é verdade”, sublinhou o deputado açoriano.
“Este projeto, como se sabe, visa substituir os cabos submarinos existentes, que chegaram ao fim do seu tempo de vida útil, numa situação de pura inação por parte dos governos socialistas, agora sim assegurando a autonomia digital dos Açores, a coesão económica e social e a exploração aberta e não discriminatória das comunicações interilhas”, afirmou também Paulo Moniz.

