Skip to main content

As candidatas pela coligação PSD/CDS-PP às Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, Luísa Barcelos e Vânia Ferreira, defendem que a gestão, o tratamento e a valorização energética de resíduos na Terceira “sejam feitas de forma esclarecida e responsável, a bem da nossa sustentabilidade ambiental”.

As social-democratas reuniram com a TERAMB-Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental da Ilha Terceira, “firmando o compromisso de um trabalho articulado entre os municípios e em defesa da ilha” e frisando “a importância da empresa, que desenvolve funções em praticamente toda a Região, pelo que devem ser equacionadas formas de responsabilizar as várias entidades suas beneficiárias”, adiantaram.

Luísa Barcelos e Vânia Ferreira salientaram que, sendo a TERAMB uma empresa de gestão intermunicipal entre os concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, “está também assente a necessidade de apostar em medidas de sensibilização da comunidade face à estagnação de reciclagem por parte dos munícipes da Ilha Terceira”.

“A TERAMB é um exemplo do trabalho de cooperação que deve existir entre os municípios da Terceira, unidos numa visão conjunta da ilha para setores-chave essenciais à sua gestão”, acertaram, destacando a valia “do tratamento de resíduos e sua valorização energética”, assim como a pertinência “dos projetos de mineração e bio compostagem”.

Face à entrada em funcionamento de uma segunda incineradora na Região, as candidatas pretendem “um trabalho conjunto entre ambas as unidades, para que possam laborar em complementaridade e redundância”.

E reforçaram que é “estratégico para a ilha Terceira, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, económica e social, todo o trabalho da TERAMB”, assente “na capacidade de cumprimento das metas europeias de reciclagem e valorização dos resíduos, num setor que cria ainda empregos altamente especializados”, concluíram.