O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes destacou hoje “o empenho e as novas dinâmicas de funcionamento da empresa pública Lotaçor”, que tem feito “um esforço significativo para assegurar as melhores condições de trabalho e concretização de negócio para o setor das Pescas na Região”.
O social-democrata, vice-presidente do seu grupo parlamentar, falava em São Mateus da Calheta, após uma reunião dos deputados com o Conselho de Administração da Lotaçor, onde foi assinalada “a postura da empresa e da sua atual gestão, que se tem apresentado aberta ao diálogo, não só com todo o setor, mas também com as diversas forças políticas da Região Autónoma dos Açores”.
Segundo Paulo Gomes, “este Conselho de Administração da Lotaçor tem muito bem definidas as suas metas, e tem vindo a implementar uma nova dinâmica e uma mudança de paradigma, que já mostra resultados”.
“Isso pode ver-se na alteração profunda que todos os membros da fileira da pesca registam na perceção e na visão que tinham da empresa, do seu âmbito de atuação e do real valor dos serviços por ela prestados”, refere o deputado.
O Grupo Parlamentar do PSD/Açores pôde constatar que a Lotaçor “está a atravessar uma fase particularmente exigente da sua atividade, mas o facto é que continua, como há 44 anos, a realizar todas as operações relativas à primeira venda de pescado e respetivo controlo, assim como a assegurar a exploração, gestão e administração das lotas e dos portos e núcleos de pesca, sob a coordenação da autoridade portuária para o sector”, adiantou Paulo Gomes.
“Cabe igualmente à Lotaçor a exploração das instalações e dos equipamentos frigoríficos destinados a congelação, conservação, distribuição e comercialização de pescado nos Açores, podendo desenvolver outras atividades como a execução, gestão e fiscalização de investimentos em portos e núcleos de pesca e respetivas infraestruturas e equipamentos”, concluiu o deputado.