O deputado do PSD/Açores à Assembleia da República Paulo Moniz indagou esta terça-feira a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre o ponto de situação para a abertura noturna do Aeroporto de Santa Maria.
Numa audição da Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação à presidente do Conselho de Administração daquela entidade, Ana Vieira da Mata, foi avançado que a ANAC “está a finalizar uma proposta de modelo que irá apresentar a breve trecho”.
Para o social-democrata, “é importante haver um desfecho que permita uma alteração que se perpetue com estabilidade, e que seja independente de uma vontade de circunstância”, disse.
Paulo Moniz considera “fundamental que se criem condições para, em definitivo, e em letra de lei, se possa assegurar que o Aeroporto de Santa Maria passe a ter a capacidade de abrir à noite”.
“Não apenas pela questão da receita no momento em que essa decisão é tomada, mas porque vai sinalizar, a nível mundial, e em particular à aviação privada que faz escala naquela ilha, a existência de um ponto que está aberto à noite e preparado para dar apoio”, explicou.
Segundo o deputado açoriano, “o facto de estar no radar das companhias, de estar sinalizado nos mapas de voo, nas programações, é que permitirá, em crescendo, que o Aeroporto de Santa Maria possa vir a acolher novamente os voos noturnos, prestar apoio, ter receita e trazer de volta a importância daquele cluster aéreo e espacial”.
“Inegavelmente reconhecemos, e o país também reconhece essa importância, até porque ali tem sido feita uma aposta forte em matéria da NAV, em termos do controlo do tráfego aéreo, e também em matéria espacial”, acrescentou Paulo Moniz.
“Trata-se de um tema da maior relevância para Santa Maria, e que se complementa ao ecossistema que oferece, no contexto dos Açores ligados ao espaço e ao tráfego aéreo, a capacidade de consolidar o desenvolvimento da sua infraestrutura aeroportuária, em pleno funcionamento, assim como a utilização das restantes infraestruturas disponíveis na ilha”, concluiu.