Skip to main content

O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal da Calheta, António Viegas, assumiu sexta-feira um “Compromisso Seguro” para com a população do concelho.

O candidato social-democrata discursava na apresentação da sua candidatura, no Jardim Municipal da Calheta, perante uma plateia repleta de militantes e simpatizantes do PSD/Açores.

“Para mim, enquanto líder deste projeto, é essencial estar ao lado de cada um, colaborar ativamente e assumir responsabilidades enquanto futuro presidente da Câmara Municipal”, disse.

António Viegas deu a conhecer os nove eixos do seu manifesto eleitoral com o objetivo de “construir o futuro da Calheta”, abrangendo áreas como a Habitação e Planeamento; Saúde, Bem-Estar e Apoio Social; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Cultura, Educação, Desporto e Juventude; Turismo e Valorização das Fajãs; Infraestruturas, Património e Mobilidade; Ambiente, Sustentabilidade e Futuro; Proximidade com as Freguesias; Cidadania, Transparência e Participação.

O social-democrata pretende desenvolver uma Estratégia Local de Habitação que responda às necessidades do concelho, criando zonas de construção e apoiar a recuperação de casas de famílias carenciadas, sem esquecer os jovens, garantindo “o início de um futuro com dignidade.

Considerando a saúde e o bem-estar como “direitos essenciais que devem estar ao alcance de todos”, António Viegas irá “reforçar e valorizar o Centro de Saúde da Calheta como pilar estratégico do concelho e da ilha”, criando incentivos para fixar médicos.

O candidato quer melhorar o abastecimento de água à agricultura, requalificar e abrir novos caminhos agrícolas e valorizar “os produtos locais, promovendo a sua presença em novos mercados e junto de mais públicos”.

No campo da Cultura, Educação, Desporto e Juventude, o social-democrata compromete-se com a criação “de um Gabinete Municipal exclusivo para estas áreas, garantindo dedicação e estratégia”, assim como desenvolver um roteiro cultural do concelho.

“Acreditamos que uma comunidade viva é aquela que valoriza a cultura, investe na educação, apoia o desporto e dá voz à juventude”, prosseguiu.

António Viegas quer um Turismo “que respeita, que envolve e que valoriza quem cá vive”, através da constituição de “um núcleo de gestão estratégica dedicado exclusivamente às fajãs”, apostando num “setor sustentável, ligado à natureza, à cultura e à gastronomia local”.

No que toca a Infraestruturas, Património e Mobilidade, o social-democrata entende que “o desenvolvimento do concelho passa por melhorar acessos, valorizar o património e criar espaços modernos e funcionais para todos”.

Assim sendo, compromete-se a “concluir a nova Avenida Marginal e criar espaços de lazer e desporto para os jovens”, participar no reordenamento do Cais da Calheta, de forma segura e dialogada, implementando ainda o projeto “Costa Viva Calheta”.

Em matéria de Ambiente, Sustentabilidade e Futuro, de entre as medidas que António Viegas projeta para a Calheta, destaca-se a introdução de um Programa Municipal de Eficiência Energética, promovendo workshops sobre consumo consciente e energias limpas.

A proximidade com as freguesias constitui uma das prioridades do candidato que irá reforçar competências e aumentar os apoios financeiros, trabalhando “num modelo de cooperação real, apoiando os projetos locais com seriedade”.

António Viegas quer “uma Câmara de portas abertas” num exercício de “Cidadania, Transparência e Participação, onde cada cidadão se sinta ouvido, respeitado e parte ativa das decisões do concelho”.

A seu ver, trata-se de um “compromisso que não se constrói com promessas, mas com trabalho, com presença, com seriedade e com resultados”, concluiu.

O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, que esteve presente na apresentação da candidatura à presidência da Câmara Municipal da Calheta, manifestou toda a sua confiança no projeto liderado por António Viegas.