O Grupo Coordenador das eleições autárquicas de 2025 deliberou tornar público o seguinte:
1. O PSD sempre valorizou as autarquias locais como parceiros estratégicos e essenciais para o desenvolvimento dos Açores e de cada uma das comunidades que elas representam. O Governo Regional, presidido pelo Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, num projeto de coligação com o CDS e o PPM, já demonstrou que a valorização do poder local se faz pelo reforço da sua autonomia financeira, num processo de cooperação e colaboração transparente e eficiente, que permite melhorar a utilização de recursos públicos, combater as desigualdades, promover a coesão social e territorial, fixar populações e gerar riqueza.
2. Em 2021, nas eleições autárquicas, já com a liderança do PSD/Açores na governação da Região, o PSD/Açores, concorrendo só ou em coligação com o CDS e com o PPM, venceu estas eleições com 44,7% dos votos, presidindo a 8 Câmaras Municipais e a 73 Assembleias de Freguesia, e assegurando a liderança da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) e da Delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
3. O objetivo eleitoral do PSD/Açores para as eleições autárquicas de 2025 é voltar a vencer as eleições, presidir à maioria das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais e à maioria das Assembleias de Freguesia, continuar a liderar a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e a Delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias, tal como já foi definido pelos órgãos regionais do PSD/Açores.
4. O PSD/Açores, em listas próprias, que incluem candidatos dos partidos que integram a coligação de governação dos Açores, nos casos em que tal circunstância foi deliberada pelas estruturas locais do PSD, concorre a 17 Municípios dos Açores, não concorrendo ao Município das Velas, à semelhança das eleições autárquicas de 2021, apoiando a candidatura do CDS/PP à Câmara Municipal e apresenta uma candidatura própria à Assembleia Municipal. No Corvo, ponderadas as circunstâncias políticas locais, não é apresentada uma candidatura do PSD.
Os candidatos em listas do PSD às Câmaras Municipais dos Açores são os seguintes:
Vila do Porto – Daniel Gonçalves
Ponta Delgada – Pedro do Nascimento Cabral
Ribeira Grande – Jaime Vieira
Vila Franca do Campo – Eugénia Leal
Lagoa – Rúben Cabral
Povoação – Francisco Gaspar
Nordeste – António Miguel Soares
Angra do Heroísmo – Luísa Barcelos
Praia da Vitória – Vânia Ferreira
Santa Cruz da Graciosa – António Reis
Calheta – António Viegas
Madalena – Catarina Manito
São Roque – Luís Filipe Silva
Lajes do Pico – Nuno Monteiro
Horta – Carlos Ferreira
Santa Cruz das Flores – Daniel Miranda
Lajes das Flores – Bruno Gonçalves
O PSD concorre também a 145 Assembleias de Freguesia.
Num total, o PSD apresenta 4.799 candidatos às eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.
5. O PSD apresenta candidaturas consistentes, motivadas e motivadoras, com candidatos com provas dadas na vida profissional ou política, com intervenção na sociedade e nas suas instituições, que expressam a profunda ligação do PSD à sociedade açoriana e valorizam o trabalho que estes candidatos já fazem em cada uma das suas comunidades.
Estamos certos de que os açorianos, no dia das eleições, reconhecerão o compromisso do PSD com os Açores e os açorianos e que confirmarão as escolhas políticas que vêm fazendo em anteriores atos eleitorais, na defesa da estabilidade, do progresso e do desenvolvimento harmónico dos Açores, rejeitando soluções inconsistentes, aventureiras.