A candidata da Coligação PSD/CDS-PP a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Luísa Barcelos, abraça a candidatura com “os pés assentes no presente e os olhos postos no futuro”.
Com o objetivo de “dar um novo sentido para Angra”, a candidata social-democrata apresentou segunda-feira à noite o projeto que pretende para o concelho, perante uma plateia de militantes e simpatizantes do PSD/Açores e CDS-PP/Açores, no Teatro Angrense.
Luísa Barcelos agradeceu o “sinal de confiança dos líderes regionais, José Manuel Bolieiro e Artur Lima, num sinal claro de renovação e esperança”, assumindo o encargo com “entusiasmo, mas também com um profundo sentido de responsabilidade, ciente de que esta não será uma missão individual”.
A candidata aos destinos do Município angrense salientou que conta “com uma equipa motivada, competente e coesa, preparada para servir as 19 freguesias do nosso concelho, da vila de São Sebastião aos Altares, com igual dedicação e ambição”.
Para a social-democrata, o projeto que lidera “se afirma como alternativa e surge do esforço conjunto de pessoas comprometidas com o desenvolvimento e o futuro de Angra do Heroísmo”.
De acordo com Luísa Barcelos, o seu projeto político “assenta em três pilares fundamentais como a coesão, inovação e atratividade”.
A seu ver, o princípio de coesão começa pelo território, passando pela relação intermunicipal, culminando com uma visão ao nível do Grupo Central, potenciando sinergias “como a mobilidade, a economia, o turismo e a cultura”.
Em segundo lugar, a inovação coloca Angra do Heroísmo “como uma verdadeira ‘smart city’, integrando as novas tecnologias na gestão urbana e no serviço público, através da criação de um Bairro Comercial Digital, com uma plataforma marketplace dedicada ao comércio local”, entre outras.
“A inovação não é apenas um instrumento de desenvolvimento, é também uma forma de honrarmos a nossa História, projetando-a para o futuro”, destacou Luísa Barcelos.
Luísa Barcelos quer “um concelho onde se queira viver, visitar, investir e constituir família”, por via da criação de uma rede municipal de Centros de Atividades de Tempos Livres, em complementaridade às valências que existentes, assim como o “Programa ‘Viver Angra’, que incentivará a fixação de jovens famílias, através da recuperação de edifícios devolutos e de loteamentos prontos a construir”.
No plano cultural, pretende ainda afirmar Angra do Heroísmo “como cidade viva e criativa”, com a realização de diversas iniciativas desde uma Feira dos Descobrimentos, a itinerância de eventos e o incentivo a intercâmbios.
A candidata social-democrata concluiu na apresentação da sua candidatura à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que esta “é a hora de fazer acontecer”, designadamente o Mercado Municipal Duque de Bragança, tornar o trânsito mais fluído, concretizar a revisão do Plano Diretor Municipal e garantir o pleno funcionamento do Terminal de Autocarros do Bailão e do Centro Interpretativo.
“Esta candidatura não é um ato isolado nem contra ninguém, mas é sim um movimento coletivo, empenhado no desenvolvimento de Angra do Heroísmo”, finalizou.