O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Jaime Vieira, afirmou sexta-feira que o seu projeto foi elaborado “com foco nas pessoas e no futuro do concelho”.
A apresentação da sua candidatura à liderança do município realizou-se no Miradouro do Castelo, perante centenas de apoiantes e simpatizantes, ao final do dia. As eleições autárquicas de 2025 estão marcadas para 12 de outubro.
Jaime Vieira, natural e criado na Ribeira Grande, disse que o concelho é “o seu lugar de vida”, onde aprendeu valores que “moldam a sua forma de estar na vida”, desde sempre ligado ao associativismo e às instituições locais.
“É a esta terra que devo tudo o que sou”, destacou, reforçando o seu profundo sentimento de pertença e responsabilidade.
“Com esse sentimento de pertença e responsabilidade, apresento a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande”, apontou, explicando que a decisão foi tomada “com o coração, mas também com a razão”.
O candidato realçou que o projeto que propõe é inclusivo, dando continuidade “ao caminho de transformação do município, pautado por responsabilidade, união e ambição”.
O programa de Jaime Vieira assenta em três eixos estratégicos: As Pessoas em Primeiro Lugar, Qualidade de Vida — Saúde, Habitação e Ambiente e Desenvolvimento e Futuro.
O candidato compromete-se a colocar os cidadãos “no centro da ação, protegendo os mais vulneráveis e criando oportunidades para todos”.
Destacou a importância de reforçar a rede de respostas sociais, trabalhando em parceria com instituições de solidariedade, profissionais de saúde e a sociedade civil, especialmente no combate à toxicodependência.
A atenção à juventude também é uma prioridade, “promovendo o seu desenvolvimento integral — físico, mental e social — e criando condições para que o concelho seja um espaço de crescimento e bem-estar”.
Entre as medidas, salientou a construção da Cidade Desportiva da Ribeira Grande, “um polo de excelência para a prática desportiva em todas as idades”, considerou.
Jaime Vieira afirmou que irá pugnar-se pela construção do novo Centro de Saúde da Ribeira Grande junto do Governo Regional, e aponta a importância de ações como “rastreios regulares, campanhas de sensibilização, programas de literacia em saúde e apoio à saúde mental, em articulação com profissionais, escolas e instituições”.
O candidato pretende também dinamizar o concelho, promovendo “rotas de bem-estar que integrem saúde, natureza, cultura e gastronomia”.
Na habitação, o objetivo é fixar 250 famílias no município em quatro anos, através de cooperativas, construções a custos controlados e autoconstrução com cedência de lotes.
Para isso, propõe a criação de um Gabinete Municipal de Apoio à Habitação e incentivos à reabilitação de imóveis devolutos, sendo que assume o setor como “prioritário” no seu mandato.
Para impulsionar o crescimento económico, Jaime Vieira propõe a implementação de um Programa Municipal de Apoio ao Comércio Local, além de apostar na Incubadora de Empresas “para apoiar ‘startups’ e negócios tecnológicos”.
“Sendo a Ribeira Grande onde se encontram as maiores empresas de construção civil, comprometemo-nos continuar a criar condições para o seu desenvolvimento”, disse, reforçando o compromisso com a realização de um Seminário Bienal de Construção Civil.
No seu discurso, o candidato salvaguarda também a importância do setor agroalimentar, valorizado com produtos locais, também receberá atenção especial.
O social-democrata promete estar do lado dos pescadores e agricultores, “essenciais no desenvolvimento da economia da Ribeira Grande”, num momento que considera “desafiante”.
Jaime Vieira propõe ainda a reorganização dos serviços de urbanismo, a criação de uma Via Verde de Licenciamento e a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal, “dentro de uma visão integrada de desenvolvimento urbano”.
Por fim, destacou “a urgência de requalificar a frente mar da cidade da Ribeira Grande”, que considera “uma das imagens de marca do concelho”.
O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, deixou uma “palavra de reconhecimento e de atitude de motivação” pelo trabalho desenvolvido pelo autarca Alexandre Gaudêncio, que agora termina o seu último mandato, “com escolhas acertadas e com frutos, porque hoje a Ribeira Grande está muito melhor”.
José Manuel Bolieiro destacou, desta forma, o legado que agora deixa ao candidato a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Jaime Vieira, que considera uma escolha “brilhante” que, com a sua equipa, dará “continuidade, progresso e valorização” ao concelho.
O líder social-democrata realçou a capacidade política de Jaime Vieira, a atitude de pensar a atitude política global, que aprendeu a definir estratégia ao longo da sua carreira, assim como prioridades de “forma brilhante”, acompanhando as suas escolhas, finalizou.