O deputado do PSD/Açores Ruben Cabral realçou hoje a “política de ação” do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM na recuperação do património industrial da Região, no qual se destaca o processo relativo às antigas Fábricas do Álcool, na Lagoa, e do Açúcar, em Ponta Delgada”.
O parlamentar social-democrata falava aos jornalistas no final de uma visita às antigas instalações da Fábrica do Álcool da SINAGA, acompanhado dos deputados Délia Melo, Sabrina Furtado, Flávio Soares, Luís Raposo e Paulo Simões.
Ruben Cabral afirmou que “ninguém fica indiferente perante a ação do Governo liderado por José Manuel Bolieiro, que, através da democracia participativa, envolve, respeita e valoriza a Lagoa”.
Segundo o deputado do PSD/Açores, “a Fábrica do Álcool não é uma mera ruína, mas um símbolo da história coletiva da Lagoa e dos lagoenses”.
“A Lagoa e os lagoenses sabem que este Governo dos Açores entende muito bem que a reabilitação deste espaço não é uma mera operação urbanística”, prosseguiu.
O parlamentar social-democrata enalteceu, assim, a decisão do Governo da Coligação em avançar com um processo que “envolve a sociedade civil no seu todo, ouvindo inclusive os lagoenses que trabalharam na Fábrica do Álcool, pois são eles os legítimos herdeiros do que aqui existiu e daquilo que hoje representa”.
Para Ruben Cabral, trata-se de uma postura que contrasta com “a governação socialista, já que esta matéria, embora estivesse perto da sua vista, encontrava-se longe da sua ação, mesmo tendo a Câmara Municipal da mesma cor política”.
“Felizmente, temos agora um Governo Regional que, mais do que falar, faz, envolvendo as pessoas, deixando o espaço necessário para que o que aqui seja feito esteja em harmonia com o desenvolvimento urbanístico da Lagoa”, congratulou.
De acordo com o deputado do PSD/Açores, prevê-se que até setembro de 2025 a Ordem dos Arquitetos entregue à Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública as versões preliminares das propostas orientadoras para cada uma das fábricas.
Recorde-se que o Governo dos Açores, em parceria com a Ordem dos Arquitetos, promoveu dois eventos em que se acolheram contributos para as necessárias intervenções nos edifícios da SINAGA, na Lagoa e em Ponta Delgada.