O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Francisco Pimentel sublinhou a abertura de concursos para novos funcionários para os tribunais, esperando que “esse reforço dos quadros possa abranger os Açores de forma a regularizar o normal funcionamento daqueles serviços”.
O social-democrata saudou assim o anúncio da Ministra da Justiça, que confirmou essa abertura “dando conta de um concurso para recrutamento de 570 novos oficiais de justiça para todo o país, uma vez que a sua falta nos tribunais nos Açores atingiu um ponto de quase rutura, tal como reclamamos junto do Governo anterior, sem sucesso”.
“Urge assim reforçar o respetivo quadro de pessoal de modo a repor o normal e eficaz funcionamento daqueles serviços, que se espera sejam rapidamente contemplados, também nos Açores, com parte dos respetivos contingentes de recursos humanos”, referiu, durante uma audição da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública à Ministra da Justiça.
Francisco Pimentel deu igualmente nota “da necessidade e urgência de um plano de recuperação e construção de instalações dignas para o setor da Justiça na Região”.
Da mesma forma, frisou “a boa notícia que foi a abertura do processo negocial com os sindicatos, com vista à revisão da carreira de técnico de reinserção social, pois reporta a funcionários que aguardam há anos pela valorização das suas carreiras”, concluiu.