Skip to main content

O presidente da Comissão Política de Concelhia do PSD da Ribeira Grande, Jaime Vieira, saudou ontem o Governo “pela aquisição de terreno para a construção do novo Centro de Saúde há muito reivindicado pelos ribeiragrandenses”.

O social-democrata falava à margem da apresentação das futuras infraestruturas do Centro de Saúde da Ribeira Grande e do novo Posto de Saúde da Maia pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), liderado por José Manuel Bolieiro, na Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Para Jaime Vieira, “trata-se de mais um passo rumo à dignificação da Saúde nos Açores em geral e na Ribeira Grande, em particular. Finalmente as valências que nos foram retiradas serão devolvidas aos ribeiragrandenses”.

O dirigente da estrutura política da Ribeira Grande lembrou na ocasião que “ao longo das últimas décadas, assistiu-se a uma degradação das instalações das duas unidades de saúde do concelho, completamente votados ao abandono pela governação socialista”.

E como se não bastasse o problema do declínio das infraestruturas, prosseguiu o também deputado do PSD/Açores, “em 2014, o governo de Vasco Cordeiro, mandou encerrar o Serviço de Urgência do Centro de Saúde da Ribeira Grande no período noturno, em prejuízo da sua população”.

E é uma vez mais que “o Governo presidido por José Manuel Bolieiro vem resolver mais um problema herdado pelo PS, numa verdadeira demonstração de responsabilidade e sensibilidade para com a Saúde dos açorianos, marca da sua atuação”, disse.

Jaime Vieira recordou ainda “que os sucessivos governos do PS levaram à redução de valências, desativando os serviços de mamografia e ecografia, limitando os serviços de Raio-X ou transformando o laboratório de análises clínicas em posto de colheitas”, lamentou.

A par do desinvestimento nas infraestruturas e nos equipamentos que se impõem na prestação de serviços de Saúde às populações, “acrescia a falta de enfermeiros e assistentes operacionais nos cuidados continuados, assim como a desativação do serviço de pequena cirurgia”, apontou.

Situação semelhante à que se assistiu no Posto de Saúde da Maia e “o Governo da Coligação vem dar resposta”, salientou.

O dirigente da Concelhia da Ribeira Grande frisou que “o PSD sempre defendeu a necessidade de uma nova estrutura para albergar o Centro de Saúde, e nunca deixou de denunciar os seus problemas de degradação, mesmo estando o PSD e a Coligação no poder”.

“Pelo contrário, o PS da Ribeira Grande, quando o governo regional era socialista, nunca reivindicou a construção do novo Centro de Saúde. Assim se comprova que é o PSD quem verdadeiramente defende a Ribeira Grande, quer esteja no poder, quer esteja na oposição”, concluiu.