Skip to main content

O presidente dos TSD/Açores, Joaquim Machado, destacou que o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego da Região atinge o mais baixo valor dos últimos 12 anos. Os indicadores do desemprego de 2021 registam uma taxa inferior à verificada antes da pandemia, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Em 2021, encontravam-se 6652 desempregados inscritos. Entre 2013 e 2021, assiste-se a uma diminuição do número de inscritos nos Centros de Emprego na ordem de 5941 desempregados.

Para o líder dos trabalhadores social-democratas, Joaquim Machado, “estamos preocupados, porque o desemprego não é só números. É um drama das pessoas, nos quais nos focamos e investimos todas as nossas energias para resolver. O nosso empenho é para que no futuro seja ainda melhor”.

De acordo com indicadores do desemprego de 2021, os Açores registaram no ano transato uma taxa de desemprego de 7,2%, significativamente inferior aos 7,9% registados em 2019, “sem os atuais constrangimentos económicos, mormente os derivados da redução da atividade turística”, aponta Joaquim Machado.