Skip to main content

A candidata da coligação PSD/CDS-PP/PPM a Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Sandra Garcia, aponta o apoio aos mais idosos e a implementação de medidas de apoio à natalidade e às famílias numerosas, “como fundamentais, para inverter a tendência de desertificação e envelhecimento da população” do Concelho.

Após reunir com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a cabeça de lista da coligação de centro-direita focou-se na necessidade “imperiosa” de melhorar “a rede de apoio domiciliário aos mais idosos” no Concelho, anunciando igualmente “um Plano de Incentivo à Natalidade e às Famílias Numerosas”.

“Os números são públicos e estão publicados. Estamos a assistir a uma sangria populacional que não abona a favor de um futuro promissor e a população que fica está envelhecida, muitos deles esquecidos, sem as devidas condições de acompanhamento, ou estão aos cuidados de instituições como a Santa Casa. Neste sentido, a coligação ‘Pela Nossa Terra’ implementará um Plano de Incentivo à Natalidade e às Famílias Numerosas, para além da disponibilidade que já manifestamos de articular com as entidades competentes o devido acompanhamento domiciliário dos mais necessitados de cuidados de saúde de proximidade”, afirmou.

Assim, concretizou Sandra Garcia, “vamos criar o ‘Cabaz – O Meu Bebé’, que mais não é do que a atribuição, por cada recém-nascido, de 5 vouchers, num valor total de 500 euros, a serem utilizados nas farmácias do Concelho para a aquisição de produtos de puericultura”. Por outro lado, acrescentou, “em parceria com as Juntas de Freguesia propomo-nos a implementar um ‘Banco de Recursos’, isto é, criar espaços em todas as nossas Freguesias e Vilas onde as pessoas possam colocar à disposição de famílias mais carenciadas materiais e produtos dos seus filhos e que já não sejam utilizados, desde que em bom estado”.

Com um “objetivo mais amplo de também captar e fixar população nas Freguesias e Vilas, desde a mais distante do centro urbano, será definida a estratégia de criação de uma rede concelhia de Creches e Centros de Atividades de Tempos Livres, desde logo, nas localidades onde ainda existam em funcionamento escolas do primeiro ciclo do ensino básico, e onde mais se venha a verificar necessário”, propôs Sandra Garcia, frisando a possibilidade de “em outras localidades, alternadamente, serem disponibilizados espaços de centros de explicações e apoio aos estudos das nossas crianças e jovens, na perspetiva de facilitar a vida aos pais e encarregados de educação que, tendo tais valências próximas das suas residências não se verão obrigados a ter que trazer os filhos para a Cidade”.

Por fim, no tocante ao apoio às famílias numerosas, a candidata da coligação PSD/CDS/PPM preconiza o “aumento dos benefícios já previstos bem como a criação de um pacote cultural a estas famílias”, com o intuito de “oferecer bilhetes para todos os eventos culturais, aos casais com mais de três filhos”.