Skip to main content

O candidato do PSD à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, afirmou que ambiciona “mais e melhor” para o concelho, tendo destacado a obra feita pela sua equipa desde 2013 e que transformou o município num “sítio de referência”.

“Quem não se recorda como era a Ribeira Grande antes de 2013? Basta olharmos para trás e vermos o que crescemos, quer em novos investimentos, quer culturalmente e turisticamente. Se antes eramos um sítio de passagem, agora somos um sítio de referência. E isso aconteceu porque conseguimos colocar em prática uma estratégia que determinou um novo começo para a nossa terra”, afirmou Alexandre Gaudêncio na cerimónia de apresentação da sua candidatura, no Teatro Ribeiragrandense.

O candidato social-democrata salientou que, nos últimos oito anos “demos um novo começo à nossa terra” concretizando várias obras, das quais deu como exemplos a nova Ponte do Atlântico, a requalificação urbana da cidade, a renovação da praça de Rabo de Peixe e o arranque da consolidação dos taludes do caminho Maia/Lombinha.

“Apesar de muito já ter sido feito, ambicionamos mais e melhor. Ao nível de obras estruturantes, pretendemos concluir a requalificação da frente mar da cidade. É algo que esperamos há demasiado tempo, porque nunca tivemos o devido apoio do Governo Regional, apesar de ter havido um novo impulso nos últimos oito anos com a aquisição e demolição de 30 moradias e a construção da nova Ponte do Atlântico. Sei que agora será diferente”, frisou.

Segundo Alexandre Gaudêncio, os Açores “têm um novo Governo e o compromisso do seu Presidente em colaborarmos juntos para terminar esta e outras obras estruturantes para o concelho” da Ribeira Grande.

O candidato do PSD à Câmara Municipal da Ribeira Grande destacou também, no balanço feito dos seus primeiros dois mandatos enquanto presidente da autarquia, o reforço dos apoios às associações culturais e instituições de solidariedade social, em simultâneo com a criação de uma “verdadeira dinâmica na divulgação da nossa terra, conseguindo captar novos negócios e empreendimentos que criaram novos postos de trabalho”.

“Trabalhámos em rede com as instituições de apoio social, oferecendo novos serviços de apoio à população como a rede municipal de ATL’s que atualmente dá resposta a cerca de 300 crianças e emprega diretamente 50 funcionários. Atribuímos novos apoios aos nossos estudantes, contabilizando cerca de 400 bolsas de estudo atribuídas nos últimos anos, e reduzimos os impostos municipais (IRS e IRC)”, lembrou.

Com vista à continuidade deste trabalho, Alexandre Gaudêncio sublinhou a implementação do Plano Estratégico 2020-2030, “criando uma verdeiro caminho de desenvolvimento sustentável para a nossa cidade e as nossas 14 freguesias”.

“Mais do que promessas, queremos continuar a desenvolver a nossa terra”, afirmou o candidato social-democrata.

Alexandre Gaudêncio apelou ainda ao Governo Regional para que, face aos efeitos da pandemia na situação económica e social da Ribeira Grande, “sejam tomadas medidas específicas para o concelho”.

“Fomos o concelho dos Açores que mais tempo esteve em alto risco. É mais do que justo reivindicarmos uma compensação positiva em relação aos outros concelhos, porque os efeitos da pandemia foram muito mais severos aqui do que em qualquer outra parte do arquipélago”, afirmou.

Na cerimónia de apresentação da candidatura de Alexandre Gaudêncio, o presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, salientou “o quão diferente é entrar hoje na cidade e no concelho da Ribeira Grande em relação há oito anos”.

“A Ribeira Grande é mais e melhor. Com certeza pelo brio dos ribeiragrandenses. Mas, sobretudo, por causa da liderança do Alexandre Gaudêncio. Parabéns”, afirmou.

Segundo o líder social-democrata, a “enorme evolução qualitativa” do concelho da Ribeira Grande nos últimos oito anos resultou do “sentido estratégico de Alexandre Gaudêncio”.

“Acredito no julgamento do povo do concelho da Ribeira Grande. Acredito na vossa vontade de continuar no bom caminho, reelegendo Alexandre Gaudêncio presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande”, disse José Manuel Bolieiro.