Skip to main content

O grupo parlamentar do PSD/Açores requereu a audição do presidente do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) para abordar o impacto da pandemia da COVID-19, que poderá originar uma quebra do Produto Interno Bruto (PIB) regional superior a 10 por cento.

Com vista a analisar o impacto económico e social da pandemia da COVID-19 na Região, os deputados do PSD/Açores pretendem que o presidente do CESA, Gualter Furtado, seja ouvido com caráter de urgência na Comissão de Economia do parlamento açoriano.

Recorde-se que, de acordo com a Comissão Coordenadora do CESA, o PIB dos Açores pode vir a registar uma quebra “nunca inferior a 10-20 por cento” na sequência da pandemia.

Segundo aquele órgão, vive-se uma situação de “desastre económico”, cuja dimensão vai “depender das medidas de antecipação que vierem a ser tomadas”, bem como da duração do estado de emergência a nível nacional.

“É um facto que as empresas nos Açores, designadamente da área do comércio, dos alojamentos locais, dos hotéis, das agências de viagens e de todas as atividades conexas do turismo já fecharam as portas ou estão prestes a fechar”, afirmaram os membros do CESA.