Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial denunciaram o “estado calamitoso” das estradas do interior da ilha, tendo questionado o Governo Regional sobre as sucessivas promessas não cumpridas de requalificação daquelas vias regionais.

“O estado calamitoso destas estradas regionais há longos anos que constrange o desenvolvimento do Faial, especialmente os seus setores agropecuário e turístico, e penaliza a vida diária de quem nelas precisa circular. Estas duas vias servem muitas explorações agrícolas e ligam os principais pontos turísticos do Faial, a Caldeira e o Vulcão dos Capelinhos”, afirmaram Carlos Ferreira e Luís Garcia.

Em causa estão duas estradas com o piso “altamente degradado”, nomeadamente a que liga o Largo Jaime de Melo à Ribeira do Cabo e a que liga as designadas Casas da Junta à Ribeira Funda, nos Cedros.

“A estrada que liga o Largo Jaime de Melo à Ribeira do Cabo constitui mesmo um caso insólito no sistema viário regional, pois o seu piso passou de alcatrão a bagacina e assim permanece, vergonhosamente, há mais de 20 anos.”, disseram.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados social-democratas lembraram que, ao longo de 20 anos, “muitas foram as promessas e os anúncios do Governo Regional e do PS com vista à requalificação destas estradas”.

“Estas promessas fizeram parte de manifestos eleitorais, planos e orçamentos da Região e até da defunta Carta Regional das Obras Públicas. E até agora nada”, sublinharam.

Carlos Ferreira e Luís Garcia salientaram que, no caso da estrada Largo Jaime de Melo/Ribeira do Cabo, “decorreram dois concursos para a intervenção nesta estrada”, tendo o primeiro ficado deserto e continuando o segundo a aguardar a adjudicação da obra.

“A empresa vencedora do concurso de 2017 aguarda, há mais de um ano, a assinatura do contrato para avançar com a obra. Exige-se, por isso, que o Governo explique esta demora na adjudicação desta obra, bem como, assuma, de uma vez por todas e com verdade, quando vai reabilitar estas estradas que, para além de estarem a prejudicar economicamente o Faial, constituem uma vergonha para a imagem do Faial e dos Açores”, frisaram.

No requerimento, os deputados do PSD/Açores solicitaram ao Governo Regional que explique o motivo do atraso nas obras de requalificação destas vias regionais e qual o calendário previsto para as intervenções nas estradas Largo Jaime de Melo/Ribeira do Cabo e Casas da Junta/Ribeira Funda.