Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo defendem a criação de um folheto de sensibilização “mais completo” sobre a tourada à corda, “uma vez que essa informação se destina a quem nos visita, e uma vez que o material que hoje se distribui padece de algumas omissões”, explica Marcos Couto.
“O atual folheto não esclarece que a missão dos pastores e da corda não é proteger as pessoas do toiro, mas sim proteger o próprio toiro, até porque no confronto direto com eventuais capinhas, é sempre dada vantagem ao animal”, adianta o social democrata.
Marcos Couto considera que “este aspeto é de máxima importância na atual conjuntura, em que o crescimento dos movimentos anti taurinos e defesa dos animais começam a pôr em causa as touradas, pelo que é necessário que se expliquem bem os fundamentos da nossa tradição”, disse.
Marcos Couto propôs ainda à autarquia que o folheto seja também editado em francês, alemão e espanhol, numa sugestão que foi bem acolhido pela atual gestão camarária, ciente de que é igualmente necessário alertar os turistas para os perigos das touradas.
O vereador Marcos Couto questionou também a gestão socialista do município sobre o ponto de situação “relativamente ao parecer da Direção Regional da Cultura relativo à construção do palco elevatório na Praça Velha”, salientando “que poderiam, e deviam ter sido estudadas outras soluções amovíveis, como palcos em atrelados”.
Ainda sobre a Praça Velha, o vereador Miguel Bezerra reiterou a sua discordância quanto à montagem da Feira do Natal naquele espaço, “não se justificando que se faça, porque o que acontece em outras cidades é a montagem esporádica de feiras. Essa importação de modelos é sempre muito subjetiva, o que se comprova pela reduzida adesão de público e por não se enquadrar na nossa tradição”, disse.
Também Marcos Couto sublinhou que “a Praça Velha não tem dimensão para integrar tantas estruturas, pelo que quando se fala no que existe noutras cidades há que ter em atenção que são praças com outra dimensão e que permitem outro tipo de aproveitamento do espaço”, referiu.