Os vereadores do PPD/PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo propuseram a alteração do regulamento municipal de bolsas a estudantes, no intuito de melhorar a sua eficácia e abrangência.
Marcos Couto e Miguel Bezerra referiram, em reunião do executivo camarário, que no atual modelo “os alunos que não escolhem licenciaturas com mestrado integrado perdem o direito à bolsa quando ingressam em mestrados noutras instituições”.
No entender dos eleitos social democratas, “esta é uma situação que prejudica os estudantes universitários, na medida em que os mesmos veem prejudicada a sua capacidade de opção de carreiras”.
O executivo municipal, liderado por Álamo Meneses, comprometeu-se a rever a matéria.
O município de Angra do Heroísmo mantém, desde 1982, um sistema de bolsas de estudo destinadas a alunos do ensino superior oriundos de estratos socioeconómicos desfavorecidos que pretendam frequentar cursos que formem profissionais em áreas em que o mercado de trabalho pode absorver mais recursos humanos.
A esse sistema está associado um regime de apoios pontuais, destinado a suprir graves carências económicas das famílias que inviabilizem a continuação dos estudos.