Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, questionaram o ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre a ampliação da pista do Aeroporto da Horta e a criação de infraestruturas que possam melhorar a operacionalidade e a segurança.
Segundo Berta Cabral e António Ventura, “as condições de operacionalidade do Aeroporto da Horta são objeto de atenção há muito tempo, havendo apreensão por parte das forças vivas e da população da ilha, já que foram criadas limitações para a operação de determinado tipo de aeronaves, com consequências óbvias no desenvolvimento da ilha do Faial”.
Para os social-democratas, “a ampliação da pista e a criação de infraestruturas que melhorem a operacionalidade e a segurança daquela infraestrutura, designadamente a Runway and Safety Area (RESA), são consideradas obrigatórias pela ICAO, e têm vindo a ser justamente reivindicadas por parte dos empresários, dos parceiros sociais e dos vários partidos políticos, com exceção do PS”.
Os parlamentares referem que “tem aumentado o número de aterragens canceladas ou voos desviados para outros aeroportos, baixando, na razão inversa, a qualidade e o nível do serviço prestado às populações”.
“Vêm-se assim frustradas as expetativas dos turistas e estão criados claros danos reputacionais ao destino turístico Faial, penalizando assim a economia da ilha e dos Açores”, consideram.
Berta Cabral e António Ventura querem saber se existem conversações da República com o Governo Regional “sobre a forma de ultrapassar uma situação que está perfeitamente identificada”, e se existe a possibilidade “do Governo utilizar os fundos estruturais do programa Portugal 2020 para dar cumprimento à afirmação do Sr. Primeiro-ministro nos Açores, em abril de 2016, de que os açorianos não podem ser alvo de discriminação devido à sua situação de insularidade. No caso do Aeroporto da Horta é isso que está a acontecer”, concluem.