A comissão política da Graciosa do PSD/Açores considerou que “a má política de transportes, com maus horários e equipamentos, e a constante falta de lugares estão a estrangular a mobilidade de e para a ilha”.
“Juntando-lhes o abandono nos transportes marítimos de passageiros, o que vemos é a Graciosa fora dos circuitos turísticos, como mostram os péssimos resultados verificados nos primeiros 5 meses do ano”, disse o presidente da estrutura local dos social-democratas.
Segundo João Bruto da Costa, “a realidade confirma o abandono a que o Governo Regional e o PS/Açores votaram a Graciosa. O PSD tem denunciado, insistentemente, as políticas erradas do PS para esta ilha, como a total ausência de estratégia no turismo, pois somos a ilha que perdeu mais turistas, com quebras entre janeiro e maio de 16,5% nas dormidas, face a 2014. A quebra em Maio foi de 34,2%”, lamentou.
“Também nos proveitos do turismo a Graciosa lidera nos maus resultados, com uma quebra de 16,1% entre janeiro e maio. Isso acontece em total contraciclo com o restante arquipélago”, acrescenta.
O social-democrata refere que, “apesar do PS querer sempre atribuir as responsabilidades a terceiros, a verdade é que são bem conhecidas as causas para o turismo crescer em geral nos Açores e estar em completo abandono na Graciosa”.
“Não é com um simples atraso no horário do navio para encher uma praça de touros, ou com convites a amigos para organizarem eventos e passarem férias gratuitas na Graciosa, que se conseguem alterar estes resultados”, critica.
João Bruto da Costa diz que o PSD/Graciosa “exige uma alteração de políticas, com mais voos, lugares disponíveis e melhores horários. Com mais toques e melhores rotas dos navios de passageiros e viaturas, pois isso é essencial para melhorar os maus resultados das más políticas do PS”, concluiu.