Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial contactaram por escrito a TAP e a SATA para, “na sequência da decisão da TAP em deixar de operar na Horta”, obter informações corretas e atempadas, “que devem ser dadas aos passageiros com bilhetes já adquiridos”.
“Depois de serem conhecidos os horários a praticar pela SATA, temos sido cada vez mais procurados por cidadãos, que nos colocam questões extremamente pertinentes e que exigem resposta”, explicaram Costa Pereira e Luís Garcia, referindo que “houve pessoas que adquiriram na TAP, no balcão ou online, bilhetes para voos e ligações que deixaram de figurar no novo horário da SATA”.
“Um dos casos que tem motivado mais reclamações prende-se com as ligações Lisboa-Horta-Lisboa às segundas-feiras, dia em que não haverá voo direto entre aqueles destinos no horário a praticar pela SATA”, explicam.
Os deputados acrescentam que, “quem já se dirigiu aos escritórios da TAP e da SATA, não conseguiu obter qualquer resposta sobre se teria voo e em que horário”.
Costa Pereira e Luís Garcia particularizam o caso do dia 6 de abril, “em que muitos desses passageiros são estudantes e professores, que partem ou regressam para as aulas, e que têm de sair ou chegar à Horta no dia referido”, mas não obtêm as respostas a que têm direito como detentores de passagens já pagas.
Por isso, aguardam das duas companhias, “que firmaram entre si um acordo comercial”, as respostas que se exigem e que os passageiros atempadamente merecem.