O PSD/Açores pediu informações ao Governo Regional sobre as ligações aéreas entre Lisboa e a Horta, uma vez que foi tornada pública “a decisão da TAP de não concorrer às ligações de Lisboa com as gateways da Horta, Pico e Santa Maria”, avançaram os deputados social-democratas eleitos pelo Faial.
Jorge Costa Pereira e Luís Garcia querem saber se existem garantias “de que a SATA vai assegurar o mesmo número de voos entre Lisboa e a Horta, caso a ligação passe a ser da responsabilidade da SATA Internacional”.
“Globalmente, a população faialense aprecia a qualidade do serviço que a TAP, ao longo de mais de três décadas, vem prestando no Faial. E não podemos esquecer que foi o Governo Regional a garantir que a SATA, empresa pública regional, iria concorrer a todas as rotas sujeitas às novas obrigações de serviço público”, acrescentam.
Segundo os deputados faialenses do PSD/Açores, “persistem dúvidas e indefinições sobre o futuro das ligações entre a Horta e Lisboa, que importa esclarecer de forma inequívoca”.
Jorge Costa Pereira e Luís Garcia relembram que a TAP vinha garantindo, “quatro voos semanais com a Horta, durante o Inverno, sendo um operado pela SATA Internacional e, durante o Verão, voos diários e, nalguns meses, dois voos diários”, concluem.